Sesi investe em unidade móvel de mamografia

 

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que no biênio 2016-2017 serão diagnosticados 600 mil novos casos da doença no Brasil. Destes, 28% serão na mama, o que faz deste câncer o tipo mais comum nas mulheres. Somente no Espírito Santo, em 2016, mil novos casos da doença foram diagnosticados, o que faz com que 78 mulheres, em um grupo de 100 mil habitantes, possam receber a notícia de que terão que enfrentar um câncer.

Ciente desses números e do impacto positivo que um diagnóstico precoce tem sobre o sucesso do tratamento, o Sesi providenciou a unidade móvel de mamografia, destinada a promover o exame que é capaz de detectar o tumor em fases iniciais e aumentar a chances de sucesso no combate à doença. A unidade se junta a outras 18 que o Sesi mantém no Estado, todas destinadas à saúde.

Com seis metros de cumprimento e investimentos na ordem de R$ 1,1 milhão, a unidade móvel dispõe de mamógrafo digital e capacidade para realizar até 256 atendimentos por mês. “A unidade móvel chega ao Estado exatamente no mês em que o mundo inteiro se volta para a prevenção do câncer de mama, com o movimento Outubro Rosa. É nossa contribuição para o combate à doença”, explica Luis Carlos Vieira, superintendente do Sesi-ES.

SOBRE O OUTUBRO ROSA 

O Outubro Rosa é um movimento mundial que estimula a participação da população, empresas e entidades no combate ao câncer de mama. Teve início nos Estados Unidos, para unir as ações que ocorriam de forma isolada na luta contra a doença. Posteriormente, o Congresso americano instituiu outubro como o mês dedicado à prevenção do mal.

Seu laço rosa simboliza a luta contra a doença, e foi lançado pela Fundação Susan G. Komem for the Cure, na última década do século XX, quando foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. O Brasil aderiu ao movimento em 2002, com a iluminação do monumento Obelisco, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

 

Por: Cintia Dias

 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência