Sesi-ES realiza etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

A competição acontece no próximo dia 12 de agosto, no Sesi Jardim da Penha, em Vitória, e contará com 69 equipes de escolas públicas e particulares de todo o Estado

 

O Sesi-ES, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), promove no próximo dia 12 de agosto a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR. A competição acontece das 9h às 17h na quadra poliesportiva do Sesi Jardim da Penha, em Vitória, com entrada gratuita. Ao todo, serão 69 equipes e cerca de 250 alunos dos ensinos Médio, Técnico e Fundamental II de escolas públicas e particulares de todo o Espírito Santo que participarão de diversos desafios práticos – após terem se qualificado para a competição por meio de uma etapa teórica realizada em cada escola participante – com robôs desenvolvidos por eles próprios. O Sesi-ES participa com 20 equipes de 10 unidades escolares. As equipes que atingirem a pontuação necessária serão classificadas para a etapa nacional, ainda com data e local a definir.

“A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas”, destaca a gerente de Educação Básica do Sesi-ES, Josefina Prezentino. “Por meio da OBR  é possível identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino e de aprendizagem no Brasil. A Rede Sesi de Educação entende que a utilização do uso da tecnologia para a solução de situações e problemas promove um processo de aprendizagem mais ativo e inovador, aproximando-se mais do jovem”, completa Josefina.

 

O desafio 

A missão da Olimpíada Brasileira de Robótica – Modalidade Prática, que será realizada no Sesi Jardim da Penha, caracteriza-se por simular um ambiente real de desastre onde o resgate das vítimas precisa ser realizado por robôs. Em um ambiente hostil, muito perigoso para o ser humano, um robô completamente autônomo desenvolvido pela equipe de estudantes recebe uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana. O robô deve ser ágil para superar terrenos irregulares (redutores de velocidade); transpor caminhos onde a linha não pode ser reconhecida (gaps na linha); desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampas) para conseguir salvar a(s) vítima(s) (bolas de isopor revestidas de papel alumínio), transportando-a(s) para uma região segura (área de resgate) onde os humanos poderão assumir os cuidados.

 

A OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utilizam a temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem do país. A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola, pública ou privada, de ensino Fundamental, Médio ou Técnico, em todo o território nacional. Trata-se de uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas.

A modalidade Prática acontece por meio de eventos/competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final nacional, sendo que os estudantes ficam sob orientação de seus professores e de cientistas. Os eventos organizados pela OBR são gratuitos e abertos ao público.

 


Os robôs deverão superar uma série de obstáculos num ambiente de simulação de resgate de pessoas em situações de perigo

 

A modalidade Teórica, que antecede a Prática, acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde esses responderão às questões de uma prova escrita preparada por uma comissão de professores (Comitê de Provas) da OBR em um único dia e em um determinado período de tempo.

A OBR ocorre desde 2006 e, atualmente, é considerada como o maior evento de robótica da América Latina, classificando equipes para a RoboCup, maior evento do mundo nessa área. No ano de 2016, foram mais de 120 mil participantes diretos de todos os Estados brasileiros, com mais de 3.000 equipes competindo na modalidade Prática.

A OBR é coordenada de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil. É apoiada pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Fundação Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, ligada ao Ministério da Educação). Também conta com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), da Sociedade Brasileira de Automática (SBA), da RoboCup Federation e da IEEE Robotics & Automation Society.

 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos
11 de abril de 2024
Empresários conhecem detalhes sobre os decretos de logística reversa no ES