Alunos do Senai Aracruz são destaque em competição de inovação, em Brasília

Mariah Clara Severino da Silva, 19 anos, e Fábio Queiroz Pessanha, 17 anos, ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, no Grand Prix de Inovação, em Brasília

 

O Senai Aracruz foi destaque na Olimpíada do Conhecimento 2018, em Brasília. Dois alunos do curso técnico em Mecânica da instituição conquistaram o pódio no Grand Prix de Inovação.

Mariah Clara Severino da Silva, 19 anos, ficou em primeiro lugar na disputa com a equipe “Guerreiros Space-Time”, formada também por estudantes do Senai de Paraná (PR), Piauí (PI), Paraíba (PB), Minas Gerais (MG) e Goiás (GO); já Fábio Queiroz Pessanha ficou em segundo lugar na disputa com a equipe “Mega Mentes”, que contava com alunos do Amapá (AP), Goiás (GO), Paraná (PR) e Paraíba (PB).⠀⠀⠀⠀⠀

Nesta competição, os alunos foram divididos em oito grupos – formados por alunos do Senai de todo país – e ficaram confinados durante 30 horas para desenvolverem e apresentarem quatro soluções diferentes e inovadoras, com prototipagem, para desafios lançados por quatro grandes empresas: Ambev, Siderúrgica Gerdau, Fiat Chrysler e Dessault Systèms. Quatro equipes contaram com alunos do Espírito Santo em sua formação e duas saíram vitoriosas.

Desafios propostos

À montadora Fiat Chrysler Automobiles (FCA), os grupos tiveram que propor um novo modelo de negócio para comercialização dos veículos novos, atendimento no pós-vendas e experiência do consumidor. Para a siderúrgica Gerdau, os participantes apresentaram respostas de como melhorar a comunicação com os colaboradores em temas de saúde, segurança e meio ambiente.

O desafio dado pela companhia de bebidas Ambev foi o de aumentar e medir o engajamento dos funcionários nos assuntos relacionados à sua saúde. Já a empresa de softwares Dassault Systèmes pediu para que os competidores apresentem soluções de como otimizar sistemas de transportes para deficientes físicos levando em consideração peso, custo e mobilidade.

  • Confira a entrevista com os alunos sobre a competição 

    Mariah Clara Severino da Silva, 19 anos– Como foi participar do Grand Prix?Foi uma experiência incrível, bem inovadora, e participar de uma coisa tão grande assim é bem impactante, porque você aprende muitas coisas novas dos professores e também das novas amizades que fazemos, porque é todo mundo de uma realidade e cultura totalmente diferente umas da outra.

    – Como foi receber a notícia da conquista do segundo lugar em uma competição que cobrou muita concentração, raciocínio e desenvoltura durante 30 horas?

    Receber a notícia do primeiro lugar foi uma explosão de sentimentos. Na hora que falaram, só sabia chorar de felicidade por ter ganhado uma competição daquele tamanho e ao mesmo tempo fiquei triste porque ia me separar dos meus novos amigos que tanto se esforçaram para que aquela notícia virasse realidade.

    – Como essa experiência impacta na sua vida pessoal, estudantil e profissional?

    Essa experiência é muito importante na minha vida pessoal, porque tudo que faço é para apenas três pessoas: minha mãe que não está mais no nosso mundo, meu pai que me cria com todas as dificuldades do mundo, e para mim mesma. Se eu quero algo, eu me esforço para ir atrás dos meus sonhos, uma hora eu consigo realizá-los. Na minha vida estudantil, influência a me dedicar cada dia mais. Profissionalmente, eu espero que me ajude a arranjar algo nessa área que é a que eu gosto bastante.

    Fábio Queiroz Pessanha, 17 anos

    – Como foi participar do Grand Prix?

    Foi uma sensação super incrível. Era como se eu estivesse em um outro mundo, onde em que pudesse resolver os problemas dele.

    – O que você destaca dessa experiência?

    A responsabilidade que nos deram de tomar decisões em uma multinacional. É diferente de qualquer outra responsabilidade que um adolescente possa ter em seu dia a dia.

    – Como foi receber a notícia da conquista do segundo lugar em uma competição que cobrou muita concentração, raciocínio e desenvoltura durante 30 horas?

    Foi uma sensação de missão cumprida e de uma capacidade muito grande dentro de cada integrante da equipe, pois conseguimos chamar a atenção de representantes de empresas gigantes.

    – Como essa experiência impacta na sua vida pessoal, estudantil e profissional?

    É uma experiência que todo jovem deveria ter pois mostra o significado da palavra responsabilidade e da palavra futuro. É uma competição que mostra a responsabilidade que você vai assumir no futuro, pois é lidar com empresas de verdade, é uma coisa que me motiva muito a chegar cada vez mais longe.

Por Fiorella Gomes

 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos