Indústria + Avançada: Sebrae-ES e Senai lançam programa para fomentar a indústria 4.0 no ES

O Senai-ES, em parceria com o Sebrae-ES, lançou ontem (04) o Indústria Mais Avançada, um programa completo para inserir as empresas capixabas nas tecnologias da Indústria 4.0. Ele reúne uma gama de serviços em inovação para aumentar a produtividade e a competitividade, independente do porte dos negócios.

Para o diretor de Atendimento do Sebrae-ES, Luiz Henrique Toniato, o objetivo é que neste ano a parceria atenda mais empresas do Estado. “Nosso interesse, é promover uma indústria produtiva e competitiva, com iniciativas reais. O Indústria Mais Avançada traz resultados no chão de fábrica e refletem, principalmente, na lucratividade”, explicou.

Segundo o presidente da Findes, Leo de Castro, mais de 150 empresas já foram atendidas e tiveram melhorias sólidas em seus processos produtivo. “Esse é o caminho para o desenvolvimento. O empresário que decidir não caminhar neste rumo, está comprometendo o desempenho econômico do seu negócio. Na Findes, tratamos a produtividade como agenda prioritária, estamos focados em promover iniciativas nesse sentido para o Estado”, ressaltou Leo.

O Programa Indústria + Avançada foi desenvolvido para ser a mola propulsora e levar as micros e pequenas empresas do Espírito Santo ao patamar da Indústria 4.0. Os grandes resultados obtidos nos programas ES+Produtivo e o Brasil+Produtivo, que atenderam juntos mais de 3 mil indústrias, mostram que os principais desafios das empresas estão vinculados a ter mais informação dos processos produtivos, mais produtividade, ter maior qualificação e desenvolver inovações.

Clique aqui e inscreva-se para participar da palestra de lançamento mais próxima de você! 

 

Produtos

Quatro são os produtos que serão oferecidos dentro do Indústria + Avançada para ajudar as empresas a melhorarem seus processos e reduzir os desperdícios.

Dois deles são mentorias personalizadas voltadas a aplicação das ferramentas do Lean Manufacturing, com foco em reduzir desperdícios e promover o aumento de produtividade das empresas. A Mentoria Lean é voltada para microempresas, enquanto a Mentoria Individual pode ser aplicada em empresas de quaisquer portes. Nos dois casos, há um treinamento imersivo e gamificado, com o uso do Lean Game, uma forma lúdica de transferência de conhecimentos sobre a Cultura Lean.

Os outros produtos são em formato de consultoria tradicional e acontecem apenas de forma individualizada. A Manufatura Enxuta trabalha com a implementação das ferramentas Lean e também utiliza a gamificação. Já a Manufatura Avançada contribui para que as indústrias implantem tecnologias e ferramentas de baixo custo, que possibilitem a melhoria contínua da sua produtividade. Nesta consultoria, especialistas técnicos do Senai instalam, na linha de produção da indústria, sensores e coletores de dados para monitorar os processos. Esses dados são transmitidos para uma plataforma online que permite aos gestores terem informações em tempo real da produção, possibilitando um maior controle de indicadores de processo, previsibilidade da produção e maior conhecimento para tomada de decisão.

“As indústrias precisam melhorar seus processos e produtos para se manterem competitivas no mercado. Dessa forma, ter informações mais ágeis do que realmente está acontecendo no “chão de fábrica”, profissionais qualificados nas tecnologias da Quarta Revolução Industrial, possibilitará o constante aumento de produtividade e de capacidade de inovar da indústria”, explicou Mateus.

Se interessou? Traga o Programa pra sua empresa!

Empresas de micro, pequeno e médio porte podem se inscrever para participar do programa. Para se candidatar a uma das vagas do programa, um responsável pela empresa deve preencher o formulário de interesse e uma equipe do Senai entrará em contato.

O programa realiza uma consultoria na empresa para elaboração de diagnóstico de processos, propostas de melhorias para obter ganhos de produtividade, diminuição no custo de produção e monitoramento de resultados.

A empresa contará com 70% do valor subsidiados pelo Sebrae-ES, podendo pagar os 30% parcelados no cartão ou no cheque.

Clique aqui e preencha o formulário de interesse para implementar o lean na sua empresa também.

Outras cidades também receberão palestras de lançamento. Acompanhe!

Lançamento Programa Indústria + Avançada

– Linhares

Quando: 10/07
Horário: 08h
Local: Senai Linhares
Av. Filogônio Peixoto, 728 – Aviso, Linhares – ES, 29901-627
Confirme sua presença: http://bit.ly/industriamaisavancadalinhares

– São Mateus

Quando: 10/07
Horário: 18h
Local: Auditório da Multivix
Rodovia Othovarino Duarte Santos, 844 – Parque Washington, São Mateus – ES, 29938-015
Confirme sua presença: http://bit.ly/industriamaisavancadasaomateus

– Colatina

Quando: 11/07
Horário: 18h
Local: Senai Colatina
Rod. do Café – Morada do Sol, Colatina – ES
Confirme sua presença: http://bit.ly/industriamaisavancadacolatina

– Cachoeiro

Quando: 16/07
Horário: 18h
Local: Senai Cachoeiro
Av. Jones dos Santos Neves, 975 – Alto Monte Cristo, Cachoeiro de Itapemirim – ES
Confirme sua presença: http://bit.ly/industriamaisavancadacachoeiro

– Vila Velha

Quando: 18/07
Horário: 08h
Local: Senai Vila Velha
Rodovia Darly Santos 2655 Polo Empresarial – Novo México, ES, 29104-360
Confirme sua presença: http://bit.ly/industriamaisavancadavilavelha

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo