Senai e Rede Gazeta discutem profissões do futuro no Arena Profissões com Serginho Groisman

Serginho Groisman, uma das mais respeitadas figuras da televisão brasileira, junto com o diretor regional do Senai-ES, Mateus Freitas, e vários outros profissionais de diferentes áreas, como medicina, nutrição, psicologia e até youtuber, bateram um papo sobre futuro, mercado de trabalho e sonhos com estudantes do ensino médio, universitário e educadores no Arena Profissões, promovido pela Rede Gazeta para lançar o Guia de Profissões

“O que você vai ser quando crescer? ” Quando o assunto é carreira e escolha de profissões, o questionamento continua mais pertinente do que nunca, e ganhou novos contornos: além das vocações profissionais e rentabilidade, outro fator passou a protagonizar as inquietações não só na cabeça de adolescentes às vésperas de prestar vestibular, mas também de adultos já formados e com carreiras relativamente sólidas: a transformação das profissões e o surgimento de novos postos de trabalho, em áreas completamente novas.

Cerca de 60% das crianças que estão em idade escolar vão trabalhar em profissões que ainda não existem e, em apenas quatro anos, as inovações tecnológicas da indústria 4.0 vão acumular um saldo de 58 milhões de novos postos de trabalho, segundo o Fórum Econômico Mundial. E é justamente neste contexto que os cursos técnicos podem ser uma excelente opção para quem precisa se adequar de forma rápida ao mercado de trabalho.

“Nunca foi tão difícil a gente saber quando usar o verbo no passado ou no presente. A gente falava que está chegando a era digital. Não. A era digital já chegou, a gente não tem como escapar disso. E ainda vão surgir muito mais novas profissões. Elas vão se transformar e ainda assim outras vão surgir. É desafiador, a gente tem um trabalho de orientar desde criança”, declarou.

Por Elaine Maximiniano

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17
25 de março de 2024
Findes fornece alimentos a voluntários e suporte elétrico a indústrias do Sul do ES