Seminário discute práticas inovadoras em SST

Novas legislações, tecnologias para prevenção de doenças e acidentes e outros temas sensíveis à segurança dos trabalhadores foram destaques no II Seminário de Inovação em Saúde e Segurança no Trabalho, que ocorreu no dia 10 de abril, no Edifício, em Vitória.

Na abertura, o diretor de Saúde e Segurança na Indústria, Julio Augusto Zorzal apresentou soluções inovadoras que o Sesi possui em saúde e segurança do trabalho, como por exemplo, o Sesi Viva+. “O sistema prepara e apoia empresas no atendimento às questões relativas à SST no eSocial – sistema que comunica ao governo, de forma unificada, informações sobre saúde e segurança dos trabalhadores”, explicou.

Em seguida, a diretora de Inovação, Tecnologia e Produtividade de Sesi e Senai, Juliana Gavini explicou aos presentes o Edital de Inovação da Indústria. “Projetos inovadores em saúde e segurança no trabalho terão R$ 5,2 milhões do Edital. O projeto seleciona e financia criações de inovação em seis categorias. O objetivo é ajudar o setor industrial a ser mais competitivo. A seleção é feita com base em critérios como potencial de inovação e de comercialização do produto ou do processo. Além do fomento, as instituições oferecem apoio para desenvolver os projetos selecionados por meio dos Centros de Inovação Sesi, dos Institutos Senai de Inovação e dos Institutos Senai de Tecnologia”, ressaltou Gavini.

Durante o seminário, os participantes também conheceram o projeto Movimente-se, liderado pela Federação das Indústrias do Paraná. Um inédito e inovador programa de exercícios criado pelo Sesi no Paraná e que transformou a ginástica laboral em uma versão totalmente interativa, mais econômica para as indústrias e atrativa para os colaboradores.

Na oportunidade, também foi apresentado o projeto Indústria Acessível – uma consultoria que incentiva e orienta empresas no processo de inclusão de pessoas com deficiência. O objetivo é promover o cumprimento da legislação e a construção de uma cultura de valorização das qualidades do trabalhador e a igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho.

 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo