Secretarias municipais da Serra aprendem a reduzir desperdícios e acelerar processos com o IEL-ES

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) está aplicando consultoria da metodologia Lean Office – Ganhos Rápidos para três secretarias do município da Serra. O foco do treinamento é otimizar o fluxo de licenciamento de empreendimentos, tornando os processos menos burocráticos e mais simples. As pastas de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Fazenda e Planejamento vão participar da Semana Lean, um treinamento de imersão com consultores do IEL para aprender a aplicar a metodologia na rotina prática das secretarias.

A consultoria acontece em uma das salas de treinamento do Sesi Laranjeiras durante quatro dias e, no quinto encontro, os alunos aprendem em seu próprio ambiente de trabalho, aplicando os conceitos de lean office na prática. Isso tudo com o acompanhamento e mentoria de um instrutor do IEL.

A Serra é um dos municípios capixabas que aderiram ao pacote de Dez Medidas Contra a Burocracia, criado pela Findes para descomplicar os processos de licenciamento ambiental e é justamente nestas documentações e liberações que a consultoria do IEL está focando para tornar os trâmites desburocratizados e simples, melhorando a ambiência de negócios do município.

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico da Serra, Paulo Menegueli, a expectativa com a consultoria é muito boa. “Nós já conhecemos esse programa de outras empresas, e agora estamos trazendo para a gestão publica, com uma equipe bastante integrada, dentro do nosso comitê de desburocratização. Esta é mais uma etapa para atender às Dez Medidas, assinadas junto à Findes, para agilizar o processo para abertura das empresas. Nós queremos ser referência no Estado no tempo e nas condições propícias ao empresário”, explicou.

 

Sobre a Metodologia Lean Office, aplicada pelo IEL

A metodologia em Lean Office desenvolvida pelo IEL, resume as principais técnicas e ferramentas para tornar enxuto um espaço de escritório, com instrumentos que definem e delimitam o caminho da administração de um ambiente informacional com base na mentalidade Lean.

O Lean Office IEL é um produto inovador, desenvolvido por meio de um Modelo de Intervenção/Método de Trabalho específico, a partir de dois elementos centrais: Resultado e Método.

O produto é direcionado para aplicação em áreas administrativas e/ou em atividades de apoio e serviços para as empresas, entidades e órgãos públicos que querem agilizar seus processos, reduzir os custos operacionais e implantar um sistema de melhoria contínua para atuarem em mercados de alta competitividade.

Saiba mais sobre as Dez Medidas Contra a Burocracia aqui

 

 

Por Elaine Maximiniano

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo