Ricardo Ferraço e Lelo Coimbra reforçam continuidade de reformas durante III Meeting de Líderes Industriais

O III Meeting de Líderes Industriais, promovido pelo Sistema Findes em Pedra Azul, foi palco de um debate, nesse sábado (20), sobre o momento político atual do Brasil. O senador Ricardo Ferraço e o deputado federal Lelo Coimbra, acompanhados do embaixador Jório Dauster, defenderam a manutenção da agenda econômica no Congresso mesmo diante da crise política desencadeada pela delação da JBS. Entre os principais temas discutidos no evento constaram as reformas trabalhista e previdenciária, a estabilidade econômica do país e as perspectivas de desenvolvimento para o Espírito Santo.

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, elogiou o posicionamento dos parlamentares e sua atuação no Congresso. “A Federação das Indústrias tem buscado o diálogo contínuo com nossos representantes em Brasília, mostrando que a retomada do crescimento do país passa pela continuidade das reformas em curso e pela modernização de nossa legislação, estimulando e valorizando cada vez mais a geração de emprego e renda. Fico feliz por saber que o setor produtivo pode contar com o apoio dos capixabas na luta pelo desenvolvimento”, enfatizou Guerra.

O deputado federal Lelo Coimbra fez separação entre a crise política e a agenda em curso no Congresso. “Essa semana começou de maneira positiva, com indicadores favoráveis e um sentimento de otimismo entre os analistas. Os acontecimentos de quarta-feira (17) afetam a governabilidade, mas a agenda econômica está sólida, vem dando resultados e temos um rumo claro a trilhar. O desafio agora é enfrentar a crise política, moral e institucional, preservando os avanços econômicos que o país conquistou”, pontuou o parlamentar.

O senador Ricardo Ferraço, por sua vez, foi enfático nas críticas ao presidente Michel Temer. “O freio de arrumação da economia será mantido, mas é evidente que o presidente perdeu todas as condições de continuar liderando o país, primeiro porque não tem popularidade e, segundo, porque perderá apoio no Congresso”, analisou. “Fomos anestesiados pela onda de racionalidade na gestão econômica do país, mas não podemos ser ingênuos diante das denúncias”, criticou.

Relator do projeto que trata sobre a reforma trabalhista no Senado, Ferraço acredita que a reforma da Previdência “subiu no telhado”, diante da fragmentação da base de sustentação política do Governo. Entretanto, o senador capixaba acredita na aprovação, nos próximos meses, da reforma trabalhista. “Esta não é uma pauta do presidente, é uma mudança fundamental para o trabalhador brasileiro e para a geração de empregos no país. Temos 17 mil sindicatos, um verdadeiro balcão de negócios para empresários e trabalhadores. Precisamos reformar o Brasil para devolvê-lo ao povo brasileiro”, argumentou.

O embaixador Jório Dauster, também ex-presidente da Vale, se mostrou atento ao cenário econômico do Estado e, mesmo diante do momento político do país, depositou confiança no potencial capixaba. “O Brasil é o único país do mundo com capacidade para atender às demandas globais – e, em especial, da China – em escala. O Espírito Santo tem uma posição geográfica favorável e projetos importantes para modernização logística. Vejo a indústria capixaba no centro de um eixo de desenvolvimento para o Brasil nos próximos anos”, ponderou.

Por Rafael Porto

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17
25 de março de 2024
Findes fornece alimentos a voluntários e suporte elétrico a indústrias do Sul do ES 
23 de março de 2024
Indústria do Bem: Findes se mobiliza para ajudar municípios do Sul do ES