RETROSPECTIVA 2016 – Conheça as principais atividades do Sesi-ES

Na Rede Sesi-ES o ano de 2016 foi recheado de conquistas e bastante produtividade. A Divisão de Educação Básica realizou diversas atividades de interação, que permitiriam o aluno vivenciar o aprendizado de modo prático e lúdico. Dentre eles, Torneio Regional de Robótica, que classificou duas equipes para a etapa nacional, Sesi ONU e MINIONU e Feira das Profissões.

Educação

A Educação acontece não só na sala de aula, mas também por meio de atividades extracurriculares que permitem ao aluno vivenciar o aprendizado de modo prático e lúdico. O Sesi-ES valoriza tais iniciativas e promove uma série de atividades durante o ano em suas unidades escolares para aprimorar o aprendizado de seus quase 12 mil alunos. Conheça um pouco do que foi feito em 2016.

Torneio Regional de Robótica

O evento deste ano, que aconteceu na unidade de Jardim da Penha, contou com a participação de 22 equipes do Sesi-ES, além de outras 09 de escolas do Distrito Federal e de São Paulo.

Torneio Nacional de Robótica

Classificação de 05 equipes para o torneio nacional, realizado em Brasília, uma das quais conquistou a chance de participar do torneio internacional, que aconteceu na Austrália.

Mostra Brasileira de Foguetes (X Jornada de Foguetes)

O Sesi patrocinou e classificou duas equipes na etapa nacional do evento, num total de seis alunos e dois professores. Uma equipe foi premiada com troféu e medalha de ouro, conquistando o 1º lugar estadual e o 4º nacional, e a outra ganhou troféu e medalha de prata.

Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA

O Sesi participou com nada menos que 420 alunos, que conquistaram uma medalha de ouro, seis medalhas de prata e sete medalhas de bronze.

Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

O evento contará com a presença de três alunos do Sesi, classificados para compor a equipe que representará o Brasil.

Feira das Profissões

Realizado no Sesi Araçás, o evento recebeu 2.800 visitantes. Neste evento os alunos do Ensino Médio puderam conhecer várias profissões nos mais de 90 estandes montados por instituições de ensino técnico e superior.

Sesi ONU e MINIONU

O Sesi ONU, realizado no mês de julho, teve a participação de 148 alunos. Vinte foram selecionados para representar a Rede Sesi ES no evento MiniONU, realizado pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, em Minas Gerais.

Feira de Negócios da Família Empreendedora – Fenefe

Na feira, que este ano recebeu 11.600 alunos e seus familiares, os estudantes apresentam os trabalhos desenvolvidos nas aulas de Empreendedorismo.

Evento da Cultura Brasileira

Apresentar para a comunidade a diversidade das regiões brasileiras, cada uma com sua cultura, costumes e comidas típicas, é o objetivo do evento, onde estiveram aproximadamente 5.000 alunos e seus familiares.

Jogos Internos da Rede Sesi – Jires

Compareceram a este evento 5.400 alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Olimpíada Interna de Matemática – realização do Sesi

Realizaram os testes da Olimpíada 2.812 alunos do Ensino Fundamental I e II. Foram distribuídas 30 medalhas de ouro, 30 medalhas de prata e 30 medalhas de bronze.

Olimpíada Canguru de Matemática – âmbito nacional

Conquista de cinco medalhas de ouro, 25 medalhas de prata e 34 medalhas de bronze pelos alunos neste evento, de abrangência nacional.

Sesi Música Clássica na Escola

Em número de 200, os alunos participantes aprendem quatro instrumentos clássicos (violino, viola, violoncelo e baixo).

Sesi sem Fronteiras

O programa levará para o Reino Unido, em janeiro, os cinco melhores entre os 200 alunos atendidos pelo Conselho Britânico (com aulas aos sábados), com tudo pago pelo Sesi. 

Cultura

A Divisão de Cultura do Sesi-ES desenvolve vários projetos para abrir novas possibilidades culturais ao trabalhador. A Orquestra Camerata Sesi-ES foi sucesso de público durante 2016, assim como as peças realizadas no Teatro do Sesi-ES. A entidade acredita que investir em cultura na indústria é contribuir para a formação do trabalhador. Além de gerar benefícios para os empregados e suas famílias, as empresas ganham profissionais mais criativos e dinâmicos. O resultado é o aumento do poder de inovação e de desenvolvimento dos negócios.

Além de contribuir para a qualidade de vida e saúde do trabalhador, o Sesi-ES também promove atividades culturais acessíveis para comunidade em geral. Confira:

Temporada Orquestra Camerata Sesi-ES

A programação variada contou com a série “Sesi-ES Música Clássica” – Ciclo Mozart, série “Camerata Pop”, série “Sesi Música de Câmara”, dentre outras que totalizaram 69 apresentações. Público: 18.340.

Programação teatral

Foram 14 espetáculos que reuniram 3321 pessoas. Dentre as peças: Terapia do Riso 4, Negros de Todas as Cores (ES), Anjos e Abacates, dentre outras.

Eventos culturais

Foram 10 atividades fora do Teatro do Sesi, para um público de 21.579. Exemplo: Paulo Ricardo e Orquestra Camerata Sesi-ES.

Atendimento empresas

A equipe de cultura do Sesi passou por 206 empresas.

Segurança e Saúde do Trabalho (SST)

O Sesi-ES encerrou 2016 como destaque no Prêmio Marca Brasil, entregue em setembro, nas categorias “Ginástica Laboral”, de “Medicina Ocupacional” e de “Serviços para SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho)”. O Sesi-ES foi premiado por ter realizado o maior número de atendimentos dessa especialidade no país: 25.983 durante o ano de 2015. A Divisão de Segurança e Saúde do Trabalho do Sesi-ES registra também a reforma das unidades móveis, a reestruturação do SST na Grande Vitória, dentre outras atividades.

O Sesi-ES também tem o objetivo de garantir o bem-estar do trabalhador da indústria capixaba, promovendo ações de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Em 2016 foram atendidos 159.052 trabalhadores e 1.752 empresas.

Sesi-ES Saúde Colatina

Entregue em 03 de março de 2016, o espaço possui 760 m² de área construída. Investimento de R$ 1.362.665,23, entre obras e compra de mobiliário e equipamentos. No novo espaço são ofertadas as seguintes especialidades: Medicina Ocupacional, Cardiologia, Clínica Geral, Dermatologia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Urologia, Gastroenterologia, Psicologia, Fonoterapia e Nutrição. Já a rede credenciada é composta pelas especialidades e Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Fisioterapia e Análises Clínicas.

No campo da Odontologia, são oferecidos, na nova unidade, serviços em Odontologia Ocupacional e especialidades odontológicas em Clínica Geral, Periodontia e Endodontia.

Reforma de unidades móveis

Reforma de quatro unidades móveis de Odontologia e adaptação de três caminhões para receber consultórios odontológicos.

Reestruturação do SST na Grande Vitória

Transferência da equipe da unidade de Maruípe (Vitória) para as unidades de:

Sesi-ES Saúde Vitória: Higiene Ocupacional;
Unidade da Serra: assessoria e consultoria e unidades móveis de Odontologia.

Aumento da rede credenciada

Aumento da rede credenciada em atuação conjunta com as Unidades Operacionais. Atualmente, são 49 fornecedores credenciados atendendo às unidades do Sesi-ES Saúde Vitória, Sesi-ES Saúde Serra, Sesi-ES Saúde Colatina, Sesi-ES Saúde Linhares e Sesi-ES Saúde Cachoeiro de Itapemirim.  

Esporte e Lazer

A Divisão de Esporte e Lazer do Sesi-ES realizou ações por todo o Espírito Santo, com atividades que promoveram a saúde para os trabalhadores, com destaque para a Corrida do Trabalhador da Indústria, que aconteceu em Anchieta com a participação de 600 pessoas. Para 2017, estão previstas corridas em Colatina, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim, a inauguração de uma academia em São Mateus e outras atividades.

O Sesi-ES acredita que o esporte e o lazer têm o poder de atrair e mobilizar pessoas, promovendo a inclusão, a cidadania e o fortalecimento de valores. Confira as principais atividades:

Mobilização nacional e regional para promoção de saúde

Em 2016, a Divisão de Esporte e Lazer realizou 60.721 atendimentos em cerca de 30 projetos.

– Ação Dia Mundial da Saúde;
– Apoio ao evento “Prêmio IEL de Estágio”;
– Mecshow – Espaço Qualidade de Vida;
– Apoio ao evento “Feira das Profissões” na unidade de Araçás (Vila Velha);
– Encontros de Lazer Projeto Desafio Saúde;
– Apoio ao evento do Grupo Família Down;
– Passeio Ciclístico Sesi-ES Linhares
– Dia Nacional do Sorvete Parceria Sesi x Sincongel (Sindicato da Indústria de congelados e sorvetes do Espírito Santo);
– Cariacica Cidadã;
– Sesi-ES na sua Rua – Semana do Empreendedor de Afonso Claudio;
– Palestras – O Esporte na Formação do Cidadão, com o ex-atleta Edson Luciano;
– Circuito Caixa de Maratoninha;
– Ação de lazer em evento do Sindipães (Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo);
– Tenda Sesi na Corrida dos Bombeiros;
– Festival de Natação – Sesi-ES de Campo Grande;
– Festival de Escolinhas e Atividades Físicas – Sesi-ES de Jardim da Penha
– Festival de Natação Sesi-ES de Cobilândia
 – Jires – Jogos Internos da Rede de Escolas Sesi – 1ª fase nas unidades;
 – Jires – Jogos Internos da Rede de Escolas Sesi – Ensino Fundamental;
 – Jires – Jogos Internos da Rede de Escolas Sesi – Ensino Médio;
– Campeonato das Indústrias de Futebol de Campo – Grande Vitória;
– Campeonato Estadual das Indústrias de Futsal;
– Campeonato das Indústrias de Futsal Colatina e Grande Vitória;
– Caravana Sesi-ES Esporte – Civit;
– Caravana Sesi-ES Esporte – Cobilândia;
– Caravana Sesi-ES Esporte – Jardim da Penha;
– Copa Jurong de Futebol Society;
– 1º de Maio – Dia do Trabalho – São Mateus;
Corpus Cup Vitória – 2016
Corpus Cup Aracruz – 2016

Gestão de eventos em promoção de saúde

Foram 5.112 atendimentos, cumprindo 88% da meta prevista. Atendimentos a indústrias em eventos para promoção de saúde do trabalhador, como Sipat eeventos de qualidade de vida, entre outros.

Sesi-ES Ginástica na Empresa

Registro de 15.226 atendimentos.

Sesi-ES Atividade Física e Esportiva

Matriculados 3.713 alunos. Inauguração da academia de musculação de São Mateus.

Capacitações

Professores de Educação Física e instrutores de Cursos Livres II, sete capacitações. Capacitação também para professores de musculação, hidroginástica e ergonomia.

Responsabilidade Social Empresarial

A Divisão de Responsabilidade Social Empresarial do Sesi-ES promove a transformação social do trabalhador da indústria e da comunidade em geral por meio de diversos projetos. Em 2016, o destaque foi a formatura de 35 jovens do Programa ViraVida, a Ação Global realizada em Cobilândia, dentre outras atividades.

Referência em responsabilidade social, o Sesi-ES tem como objetivo ser agente transformador da vida do trabalhador da indústria. Confira as principais ações de 2016:

Ação Global

Programa desenvolvido pelo Sesi em parceria com a Rede Globo, o mutirão de cidadania oferece uma série de serviços nas áreas de educação, saúde e lazer. Este ano o evento aconteceu na unidade do Sesi-ES Cobilândia e reuniu 11.418 pessoas. Número de atendimentos: 34.254.

Ações comunitárias

Projeto com o objetivo de apoiar entidades e empresas no desenvolvimento de ações sociais. Em 2016, aconteceu em junho, na Ação Social Padre José de Anchieta, com 700 crianças atendidas.

Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP)

Por meio do NAP, a entidade desenvolve ações de apoio psicossocial para alunos e familiares, conforme demanda da Rede de Educação Sesi. Número de atendimentos: 1.816.

Avaliação de cadastro

O setor de Responsabilidade Social do Sesi realiza estudo de caso para analisar a viabilidade de inclusão de dependentes do cliente I nos serviços da entidade.

Projeto Cristolândia

A parceria do Sesi com a Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira promoveu cerca de 150 atendimentos diários em 2016. O projeto é voltado para o desenvolvimento de ações de reabilitação para dependentes químicos.

Programa ViraVida

Atendeu 69 alunos em 2016. Criado em 2008, o projeto é destinado a atender adolescentes e jovens vítimas de exploração sexual, dentro de uma perspectiva de atendimento integral.

I Seminário Capitalismo Sustentável

Realizado em novembro, o seminário contou com cerca de 80 participantes e teve foco na discussão e proposição de ações destinadas a sensibilizar o empresariado para as questões socioambientais e o desenvolvimento sustentável da empresa industrial capixaba.

——————-

Ainda em 2016, o Sesi-ES deu início ao trabalho de reposicionamento da área de alimentos, com a aquisição de uma carreta com cozinha didática adaptada, totalmente planejada para a realização de cursos e oficinas na área, denominada Cozinha Capixaba. O projeto tem como objetivo disseminar atividades de educação nutricional, estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis com a pratica de receitas tipicamente capixabas e a utilização de produtos regionais. Para os cursos que serão ofertados nesta Unidade Móvel, foi elaborado material didático específico. São dois volumes do livro Cozinha Capixaba, desenvolvido a partir de pesquisas e técnicas, que levarão aos leitores informações relevantes sobre as riquezas naturais, produtos regionais, valorização da história e culinária do nosso Estado. Além disso, a publicação trará 50 receitas elaboradas pela equipe do Sesi e dos mais renomados chef’s da nossa culinária.

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
28 de março de 2024
Informe Estratégico – ES de volta ao topo da logística portuária
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17