RETROSPECTIVA 2016 – Ideies: inteligência a serviço da indústria capixaba

Debatendo em seus conselhos temáticos e câmaras setoriais ou por meio das diferentes análises e estudos, o Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) atua na defesa dos interesses do setor produtivo capixaba. Visando a ampliar a competitividade da indústria, o Ideies utilizou-se de diferentes ferramentas para compreender o ano desafiador de 2016 e construir estratégias para superar as adversidades.

No campo institucional, o Ideies alcançou destaque com a “Agenda para o Desenvolvimento Sustentável das Cidades Capixabas”, que trouxe sugestões para os candidatos a prefeito. Com propostas para o período 2017-2020, a Agenda foi entregue a políticos da Grande Vitória e do interior. Ainda neste ano, foi lançada a segunda edição da série “Caminhos para o Desenvolvimento Regional”, uma radiografia da indústria nas diretorias regionais do Estado.

O Fórum da Indústria Capixaba, organizado em oito eixos temáticos, foi mais uma das principais realizações do Instituto. Após dois meses de debate entre as principais lideranças do setor produtivo capixaba, o Fórum resultou na “Agenda para o Desenvolvimento da Indústria Capixaba (2016-2018)”. São 47 propostas, 33 delas ligadas ao setor público – como simplificação tributária, estímulo à criação de PPPs e redução da burocracia.

A qualificação dos gestores da indústria foi tema recorrente dos eventos realizados pelo Ideies neste ano. Somente no Circuito de Capacitação do Vestuário, nove palestras foram realizadas – em Vitória, Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. Houve cursos voltados para uso dos recursos hídricos, sustentabilidade, eficiência energética, além de diversas palestras e seminários voltados para a indústria criativa – outro ponto de destaque neste ano.

Atento ao potencial do setor, que movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano no Espírito Santo, o Ideies apoiou eventos para divulgação de linhas de financiamento audiovisual, estimulou a indústria de moda, além de atualizar o “Mapeamento da Indústria Criativa no Espírito Santo”, documento pioneiro, publicado originalmente em 2015, que busca identificar o grau de concentração dos 13 setores ligados à indústria criativa no Estado.

O trabalho de inteligência competitiva ganhou volume com o levantamento mensal de sete indicadores industriais, quatro pesquisas em parceria com a CNI – a exemplo do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) –, além de quatro sondagens especiais: Investimentos na Indústria Capixaba; Energia; Indústria 4.0; e Financiamento para Capital de Giro. Outras análises de competitividade foram elaboradas para 16 diferentes setores produtivos.

Uma das grandes conquistas do Ideies, realizada por meio da Câmara Setorial das Indústrias de Base e Construção da Findes, foi o lançamento do projeto “Passaporte Industrial”. A novidade promete desburocratizar a contratação de profissionais com uma base de dados integrada que agrega informações sobre cursos, treinamentos e exames realizados por profissionais da indústria. Eliminando a duplicidade de pedidos, saem ganhando trabalhador e empresas.

Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G)

Criado para impulsionar a cadeia de petróleo e gás no Espírito Santo, o Fórum conta com coordenação do Sistema Findes e tem apoio do Ideies neste processo. Foram realizadas palestras, visitas técnicas, exposições de produtos, entre outras ações para dar visibilidade às fornecedoras. Com o sucesso do Fórum, atualmente 19 produtos desenvolvidos em terras capixabas estão sendo monitorados e avaliados para incorporação no processo produtivo.

Centro Internacional de Negócios (CIN)

Ciente da vocação capixaba para o mercado externo, o Ideies tem no Centro Internacional de Negócios um importante instrumento para prospecção de novas oportunidades. Entre missões comerciais e empresariais, foram realizadas visitas a parceiros como Estados Unidos e Colômbia, visando a estreitar laços, identificar possíveis negócios ou viabilizar investimentos no Espírito Santo.

Por Rafael Porto

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos