Resíduo industrial foi uma das pautas do Seminário de Economia Circular

Empresários de vários setores e diversas entidades estiveram presentes na noite desta quarta, 11/12, no Seminário de Economia Circular, promovido pela Findes em parceria com o Sebrae. A economia circular tem sido objeto de atenção nos principais fóruns de governança global (G7 e G20) e nas decisões estratégicas das empresas. O Brasil enfrenta, no entanto, desafios institucionais para incluir novos modelos de negócios no processo produtivo.

É preciso avaliar o potencial de inserção de práticas circulares na economia, identificar os obstáculos para a implementação dessa agenda e agir para viabilizá-la. Nesse sentido, o evento promoveu um debate sobre a adoção de princípios de circularidade e o desenvolvimento de novos mercados e cadeias produtivas para a indústria do futuro.

Segundo o executivo do Conselho Temático de Micro e Pequenas empresas da Findes (Compem), Ernesto Bassini, a economia circular apresenta várias oportunidades de negócios. “Ela possibilita ainda a transformação dos tradicionais modelos de conceber, produzir e utilizar insumos e produtos, em todos os níveis das cadeias produtivas”, destacou.

A questão dos resíduos, tema também discutido no evento,  tem a ver com o descarte correto dos resíduos industriais. A preocupação com o descarte correto dos resíduos industriais é uma responsabilidade das empresas em relação à proteção do meio ambiente e da saúde pública. O resíduo industrial consiste de sobras da produção na qual não podemos descartar sem um controle especifico. Por isso é importante realizar um diagnóstico do resíduo gerado e certificar que o transportador está cumprindo com a legislação ambiental.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos