Rede Sindical dinamiza relação entre sindicatos e federações de indústrias

Desenvolvido pela CNI, o serviço lançará um aplicativo para smartphones e tablets no 2º semestre de 2017

Como melhorar o contato entre sindicatos e federações de indústrias e gerar soluções mais rápidas para as demandas apresentadas pelos setores industrias do país? A Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA -, desenvolveu a Rede Sindical da Indústria em 2014 justamente para dinamizar a comunicação entre sindicatos e federações, além do contato entre si. No total, são 26 federações envolvidas, com a participação presencial de 578 presidentes de sindicatos nos intercâmbios promovidos pela Rede, além de 710 soluções de demandas apresentadas até o mês de fevereiro de 2017. A ferramenta é aplicada no Espírito Santo, gerando resultados bastante positivos.

“A Rede Sindical da Indústria é uma iniciativa do PDA desenvolvida em 2014 a partir da crescente demanda dos sindicatos por um espaço para interação entre eles, as federações e a CNI”, explica o diretor para Assuntos do Centro de Apoio aos Sindicatos (CAS) da Findes, Egídio Malanquini. “A Rede visa a estimular o relacionamento dos sindicatos entre si e com suas federações – e também com a CNI -, observando a estrutura hierárquica do Sistema Indústria, por meio da criação e manutenção de canais para troca de informações, realização de consultas e mobilização sobre assuntos de interesse do segmento industrial”, completa.

Além de eventos presenciais, concebidos para que as lideranças sindicais possam trocar informações e demandas entre si, a Rede Sindical da Indústria também recorre a ferramentas digitais para dar mais agilidade a essa comunicação. “Foram criados grupos setoriais de whatsapp e de e-mails que dinamizaram bastante a comunicação, o relacionamento e a troca de experiências em temas de interesse para a indústria. E cada federação estadual ficou responsável pela interlocução com determinados setores. No caso da Findes, assumimos como federação interlocutora nacional dos setores Gráfico e de Panificação”, comenta Malanquini.

“Os resultados da aplicação da Rede Sindical da Indústria no Espírito Santo têm sido muito positivos”, comemora o diretor para Assuntos do CAS. “Além da participação ativa nos eventos presenciais, tem acontecido uma troca muito rica de informações entre os sindicatos. Questões de legislação ambiental ou trabalhista, por exemplo, foram compartilhadas de um setor para todos, e isso ajudou demais na resolução de várias demandas. Além disso, os sindicatos passam a conhecer melhor os próprios serviços oferecidos pelas entidades do Sistema Findes, como Sesi-ES, Senai-ES e IEL-ES”, enfatiza.

O próximo passo, de acordo com ela, será o lançamento de um aplicativo da Rede Sindical da Indústria para smartphones e tablets, previsto para o segundo semestre deste ano. “O aplicativo conectará todas as federações e sindicatos com a CNI, e terá uma versão estadual por meio da qual poderemos compartilhar de maneira ágil e de qualquer lugar as demandas dos setores industriais, agendas de eventos, notícias e muito mais. Será uma inovação sem precedentes no relacionamento entre sindicatos e federações”, conclui Egídio Malanquini.

Clique aqui e saiba mais sobre a Rede Sindical da Indústria

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos