Readaptação de crianças na volta às aulas pode levar até 15 dias

Crianças na volta às aulas: é possível facilitar a readaptação à rotina escolar com algumas medidas simples

Depois de muitos dias de descanso, está chegando o momento das crianças voltarem às aulas e à rotina após as férias. Acordar mais cedo, estudar, realizar atividades extracurriculares, tudo isso requer um tempo de readaptação e é necessário prestar atenção em alguns detalhes para garantir que tanto os pequenos quanto os pais voltem logo ao ritmo do dia a dia.

“A volta às aulas é um momento de sentimentos opostos e diversificados. Sempre gera um misto de ansiedade e entusiasmo com o ano que se inicia. Há a preocupação com novos colegas, novos professores e, às vezes, até com nova escola”, explica a cooperada da Unimed Vitória e coordenadora do serviço de Pediatria do Hospital Unimed Vitória, Márcia Bellote.

Neste período de readaptação para as aulas, devem ser reforçados os exercícios físicos e os bons hábitos de sono. O recomendado por especialistas é que a criança ou o adolescente descanse pelo menos oito horas por noite. A alimentação também precisa ser observada e reforçada com opções saudáveis e que garantam a energia que será consumida.

É recomendado que atividades extracurriculares sejam introduzidas gradativamente, dando à criança tempo de se acostumar com as novidades. A expectativa é que em 15 dias ela esteja readaptada. Caso contrário, recomenda-se um contato com a escola para identificar quais são os motivos da resistência.

Pais – A rotina dos pais também requer readaptações. Para isso, a pediatra recomenda que, mesmo que com o tempo mais apertado, os pais devem continuar a dar atenção aos filhos. “As crianças, principalmente as mais novinhas, nas férias, conquistam aquele tempo maior no colinho das mamães e papais. E eles, que geralmente tiram férias com os filhos, têm a satisfação de dar cada refeição, banho, ver o soninho da tarde e usufruir do seu amor. Tudo isso é impagável e não tem que acabar com as férias, mesmo com a volta da rotina”, conta a médica e, complementa: “o trabalho pode esperar e ser refeito, mas os momentos preciosos com seu filho não voltam nunca mais”.

Veja algumas sugestões que podem facilitar a readaptação

[su_list icon=”icon: arrow-circle-right” icon_color=”#160f8b”]•Os pais devem continuar tirando um tempinho para brincar com as crianças, pois ajuda para que a readaptação de todos seja mais tranquila;
•A hora de dormir para as crianças deve seguir uma rotina. Elas precisam dormir por um período de, no mínimo, oito horas por noite. O ideal é que os pais também entrem nessa rotina de sono;
•Estabeleça horários rígidos para as refeições, que devem ser a base de alimentos saudáveis (frutas, verduras, legumes).[/su_list]

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed Vitória

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos