Findes é a terceira federação que mais estimula o associativismo

Somos a terceira federação do país que mais estimulou o associativismo em 2018, na categoria na categoria “federação com 21 a 90 sindicatos”. É o que apontou o Radar do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Em relação ao ano passado, o Sistema Findes manteve sua posição, alcançando 48 pontos. O primeiro lugar ficou com a federação das indústrias do Mato Grosso (FIEMT), com 54 pontos, e o segundo com a federação do Ceará (FIEC), com 49 pontos.

“Sempre colocamos como meta busca pela excelência, em todas ações que fazemos em nosso dia a dia na Findes. O resultado mostra que estamos no caminho certo, promovendo ações em prol do associativismo que são fundamentais para a melhoria do ambiente de negócios, o fortalecimento do setor produtivo e para o desenvolvimento do nosso Estado.”, afirmou o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro.

Historicamente, a Findes apresenta bons índices no radar do PDA, se firmando como protagonista no fortalecimento do setor industrial.

“O PDA é executado em todas as federações de indústria, que também participam ativamente na construção de ações e projetos estratégicos para os sindicatos. O portfólio do PDA possui ações para formação de lideranças, relacionamento sindical, inteligência e gestão, que possibilitam que os sindicatos se tornem cada vez mais eficientes, representativos e financeiramente sustentáveis.” explica a gerente do PDA na Findes, Bruna Lozer.

 

Segundo ela, o Radar do PDA foi uma ferramenta criada para monitorar o nível e qualidade de utilização desse portfólio pelas federações, e consequentemente, pelos sindicatos.

“As federações com maior pontuação, e nos primeiros lugares do Radar, são as que mais utilizaram esse portfólio e com mais qualidade. Na prática, disponibilizamos e realizamos planejamento estratégico, planejamento de financeiro e planejamento de comunicação junto com os sindicatos filiados a Findes, sendo esse último o mais demandado em 2018, e na realização dessas iniciativas temos a participação ativa das lideranças e executivos sindicais, um dos itens avaliados pelo Radar”, destacou Bruna.

Em fevereiro, a Findes ficou em 4º lugar como referência em associativismo na “Pesquisa de Satisfação da Rede de Desenvolvimento Associativo (RDA) 2018”, entre as 27 existentes no país. O resultado é fruto do trabalho realizado no programa de fortalecimento dos sindicatos.

Conheça o radar

O que é “Radar do PDA”?

O radar do PDA são 18 indicadores que a CNI acompanha em todas as federações. Esses indicadores são de desempenho e execução das ações do PDA. Quanto melhor a execução do programa maior a nota.

Quais são as ações do PDA?

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para aprimorar a atuação dos sindicatos e fortalecer seu vínculo com as indústrias, as federações estaduais e a CNI.

Quais são categorias?

Existem três categorias divididas por porte de federação.

Federações com até 20 sindicatos

AC, AL, DF, RO, RR, SE e TO

Federações com 21 a 90 sindicatos

AM, BA, CE, ES, GO, MA, MS, MT, PA, PB, PE, PI e RN

Federações com mais de 90 sindicatos

MG, PR, RJ, RS, SC e SP

Por Fiorella Gomes

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028