24/01/2014 – Projeto ViraVida será lançado no Espírito Santo

O projeto recentemente recebeu das mãos da presidente da República, Dilma Rousseff, o Prêmio Direitos Humanos por oferecer oportunidades, por meio da capacitação profissional, a jovens e adolescentes que sofreram abuso ou exploração sexual, contribuindo para o enfrentamento do problema no país.

O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, e o presidente da Findes, Marcos Guerra, promovem no próximo dia 29 de janeiro, quarta-feira, o lançamento oficial do projeto ViraVida Espírito Santo, em evento a ser realizado no Plenário do Edifício Findes, em Vitória, a partir das 9h. Presente atualmente em 19 estados, o projeto transforma a vida de jovens de 16 a 21 anos que viveram experiências de abuso ou exploração sexual e tiveram seus direitos violados, oferecendo atendimento psicossocial e capacitação profissional durante um ano, habilitando-os à inserção no mercado de trabalho.

Em cinco anos, o ViraVida já matriculou 3,9 mil jovens, e a previsão é que seja implantado em todos os 27 estados da Federação. O evento deve contar com a presença de autoridades e representantes de entidades que já são parceiras em outros estados, como: Sebrae, Fecomércio, Sest, Senac, Sesc, Sesi/Senai, Correios, CEF, entre outras, além do Governo do Estado, prefeituras e órgãos defensores dos direitos humanos.

Dilma Rousseff entrega prêmio de Direitos Humanos ao ViraVida

No dia 12 de dezembro último, o projeto ViraVida recebeu das mãos da presidente da República, Dilma Rousseff, e da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o prêmio “Afirmação dos Direitos Humanos” durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos. Na solenidade, a ministra destacou as ações dos homenageados da 19ª edição do Prêmio Direitos Humanos. “No Brasil a democracia foi feita por líderes. Obrigada por fazerem o Brasil um território melhor para todos”. Essa premiação é a mais alta condecoração do governo brasileiro na área dos Direitos Humanos.

Segundo o idealizador do programa, o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, o prêmio dá mais estímulo para que o ViraVida continue expandindo sua proposta socioeducativa pelo país. “É muito importante termos o reconhecimento da sociedade e do governo que vão nos ajudar a resgatar a cidadania e a dignidade dos jovens brasileiros”, afirma Meneguelli. “Estamos muito satisfeitos pelo ViraVida estar sendo reconhecido pela sociedade. Isso é prova de que temos resultados que fazem dessa metodologia socioeducativa uma ação que pode ser implantada como política pública em todo Brasil para ampliarmos o acesso a mais jovens”, avalia a Coordenadora Nacional do ViraVida, Cleude Gomes.

O programa, que já investiu R$ 41,8 milhões na ressocialização dos jovens, é realizado pelos Departamentos Regionais do SESI, sob a coordenação do Conselho Nacional do Sesi. Possui uma equipe multidisciplinar integrada por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais para oferecer atendimento integral aos jovens. Os cursos realizados pelo Sesi, Senai, Senac, Sesc, Sest, Senat, Sebrae e Sescoop combinam formação profissional e educação básica, com abordagem de temas como cidadania, saúde, doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com o corpo, orçamento familiar e direitos humanos.

Conheça o projeto ViraVida: http://www.viravida.org.br/

Serviço:
Lançamento do projeto ViraVida Espírito Santo
Data: 29 de janeiro, quarta-feira
Horário: 9h
Local: Plenário do Ed. Findes – Avenida Nossa Senhora da Penha, 2053, 9º andar – Santa Lúcia, Vitória/ES
Informações e confirmação de presença: (27) 3334-5107 / 3334-5604
Realização: Conselho Nacional do Sesi e Sistema Findes

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo