Projeto que prevê a desburocratização no licenciamento ambiental é apresentado na Findes

O projeto “Conecta Meio Ambiente”, desenvolvido pela Seama, pretende realizar quase todos os processos on-line. O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, apresentou o Projeto “Conecta Meio Ambiente” na Findes.

O Conselho de Meio Ambiente (Consuma) da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) promoveu, no dia 23 de fevereiro, na sede da entidade, em Vitória, uma reunião de apresentação do projeto “Conecta Meio Ambiente”, que é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). O projeto foi apresentado a um público formado por empresários industriais, líderes de sindicatos patronais e demais interessados na proposta, que tem como objetivo aprimorar a qualidade da gestão ambiental no Espírito Santo, aumentando o aporte de tecnologia e inovação, visando a atender as necessidades da sociedade capixaba de maneira efetiva e dinâmica, abordando questões como regulamentação e licenciamento ambiental.

“Estamos implementando uma espécie de ‘governo eletrônico’ dentro da Seama, visando a realizar todos os procedimentos de licenciamento ambiental em uma plataforma on-line, eliminando o uso de papeis e demais entraves burocráticos, o que deve dinamizar, otimizar e padronizar os processos para o licenciamento ambiental”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, durante o evento.

Na avaliação do presidente do Consuma, Wilmar Barbosa, a iniciativa atende aos desejos do setor industrial capixaba. “Era um desejo antigo da indústria capixaba, a total automatização do licenciamento ambiental, que deve trazer mais rapidez ao processo”, diz o dirigente. “Também é louvável da parte da Seama abrir, a partir dessa reunião na Findes, um canal direto com cada sindicato industrial, ouvindo suas necessidades e atendendo dentro do possível, pois sabemos que, mesmo com o licenciamento ambiental sendo mais rápido e dinâmico, temos que cumprir todas as normas necessárias para obter a licença”, analisa Wilmar.

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência