Programa ES+Criativo é lançado com apoio da Findes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Findes, lançou nesta quinta-feira (14), no Palácio Anchieta, em Vitória, o Programa ES+CRIATIVO. O programa tem o objetivo de desenvolver a economia criativa no Espírito Santo, por meio de políticas, diretrizes e outras ações, integrando assim a diversidade cultural, a inclusão social, a sustentabilidade e a inovação. A entrada é gratuita.

O presidente do Conselho Temático de Economia Criativa da Findes, Romário Araújo representou a Federação e destacou que o Espírito Santo, ao longo de sua história, vem aprimorando a sua cultura em diversas áreas, como literatura, música, folclore, artesanato, artes plásticas, dança e gastronomia. “Agora, o Estado atinge sua maturidade, ao unir todos os esforços isolados no programa ES+Criativo”. Romário também destacou o papel do Findeslab como hub da inovação para a indústria capixaba: “Fizemos do limão uma limonada. Em dois meses de operação, foram cerca de 200 ideias analisadas, sendo que 79 já foram convertidas em projetos de inovação”.

O governador Renato Casagrande lembrou da recente missão oficial a Portugal para agendas na área da inovação. “Não podemos pensar em desenvolvimento sem inovação, sustentabilidade e economia criativa. Nós temos que fazer a junção de todas essas áreas. A inovação não pode ser um instrumento de exclusão. Quando pensamos em economia criativa, estamos pensando como podemos ofertar as pessoas para que se desenvolvam o seu talento e como esse talento pode mudar suas vidas. Temos que fazer chegar à todas as pessoas para que ninguém seja excluído”, comentou.

Partes das ações do programa são pautadas nas demandas, percepções e impressões sobre a área da Economia Criativa feitas pelos próprios profissionais do setor, que foram respondidas através da pesquisa ES+CRIATIVO, publicada pela Secult. A pesquisa auxiliou na formulação do debate acerca da importância destes segmentos para a economia local e nas políticas públicas focadas no setor.

No mesmo evento, a professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Cláudia Leitão, fez uma palestra sobre “Panorama da Economia Criativa”. O evento desta quinta foi a abertura da série de encontros do Seminário Internacional de Economia Criativa que irá acontecer durante a sexta-feira (15) também no Palácio Anchieta. Finalizando a noite, um Pocket Show com a cantora Budah.

De acordo como secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, “Foram meses de construção coletiva de um programa completo, de longo prazo e estruturante. É a reunião da cultura e da criatividade como uma oportunidade de um novo vetor de desenvolvimento para o Espírito Santo”.

Para a gerente de Economia Criativa (Gecria) da Secult, Lorena Louzada, o programa pretende posicionar a cultura e a criatividade como eixos centrais do desenvolvimento socioeconômico no Estado. “O programa ES + Criativo é uma prova ao mercado de como a economia criativa ganhou importância na atualidade em função das possibilidades que ela conduz. Quer seja em função dos aspectos sociais e culturais, quer seja em função dos aspectos econômicos e seus resultados para outras áreas de economia do Estado”, destaca Louzada.

O lançamento do programa ES + Criativo e Seminário Internacional de Economia Criativa fazem parte da programação da Festa da criatividade, promovida pela Gerência de Economia Criativa (Gecria) da Secult em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre os dias 14 a 17 de novembro.

A ação vai discutir oportunidades e estratégias de desenvolvimento do setor por meio de diversas atividades: seminário internacional, feira empreendedora, circuito de artes, ciclo de Hackathons, entre outras atrações.

Seminário Internacional de Economia Criativa

O Seminário Internacional de Economia Criativa apresentará, na sexta-feira (15), mesas de debate com os temas: Territórios Criativo; Sustentabilidade e Geração de Renda; e Hubs de Economia Criativa. O encontro terá a participação de grandes nomes dos estudos da economia criativa no Brasil e no mundo, como o professor da Queen Mary University de Londres, Paul Heritage e do economista português e presidente da Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas de Portugal, Carlos Martins. Os candidatos que desejam participar melhor se apressarem, pois, as vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas.

Realização

O programa ES + CRIATIVO é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Espírito Santo (Secti); Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur); Secretaria de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes); Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo e Laboratório de Inovação na Gestão (Seger / Labges); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Conselho de Economia Criativa – Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Conect/Findes); Serviço Social da Indústria – Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Sesi/Findes); Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes); Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); E Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Rede de negócios criativos

O cadastro da rede de negócios criativos tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar os atores públicos, privados e da sociedade civil, relacionados ao segmento criativo, sobre a importância da dimensão econômica deste setor, ampliando e diversificando o público beneficiário dos instrumentos de fomento. Envie os dados dos seus negócios e faça parte desta rede

Serviço

Dia: 15 de novembro

Local: Palácio Anchieta, Praça João Clínico, s/nº – Cidade Alta – Vitória

Horário: 9h às 17h

Seminário Economia Criativa

9h às 12h – Mesa Territórios Criativos →Objetivo: Economia Criativa e territórios → Mediador: Ronald Carvalho.

09h10: Palestra “As Transformações dos Territórios e a Economia Criativa”, com Lidia Goldestein;

10h: Palestra Case “Sertão Criativo – PE”, com André Lira;

10h50: Palestra Case “Boas práticas da Economia Criativa – Portugal”, com Carlos Martins ;

11h30: Debates.

12h às 13h – Almoço

13h as 14h30 – Mesa Sustentabilidade e Geração de Renda → Objetivo: a economia criativa alinhadas aos ODS’s  → Mediador: Bianca Amorim Sperandio.

13h: Palestra “Economia Criativa x ODS”, com Natália Messina;

13h30: Palestra Case “A Ponte para Pretxs”, com Vitor Del Rey;

14h: Palestra Case “People’s Palace Projects”, com Paul Heritage;

14h40: Debates.

15h às 17h – Mesa Hubs de Economia Criativa → Objetivo: Como criar infraestrutura e soluções para o desenvolvimento da economia criativa e o papel dos Labs e Hubs → Mediador: Luzanira Carvalho.

 15h: Palestra Case “Centro Sapiens – SC”, com Luiz Salomão Ribas Gomez;

15h30: Palestra Case: “Creative Hubs Academy no Brasil” – Daniel Manjarrés;

16h: Palestra Case “ A experiência da ACATE/SC”, com Arthur Nunes;

16h30: Debates;

17h: Encerramento.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência