Produção Industrial do ES cresce acima da média nacional em 2021

Linha de produção de tissue | Foto: Suzano/Divulgação

Resultado capixaba foi de 4,9%, enquanto o nacional 3,9%. Atividades da indústria da transformação contribuíram com o desempenho local, de acordo com dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira. 

A produção industrial do Espírito Santo cresceu acima da média nacional em 2021. De janeiro a dezembro do ano passado, o desempenho capixaba foi de 4,9%, enquanto o nacional teve alta de 3,9%. Com o resultado, o Estado volta a encerrar o ano com saldo positivo – o último havia sido em 2017 (1,7%) – e registra sua melhor performance desde 2014 (5,6%). 

Segundo os dados da Produção Industrial do Espírito Santo (PIM-PF), publicados nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), em 2018, a queda foi de 1,7%, em 2019, a retração foi de 15,1% e, em 2020, de -14,5%. 

A economista-chefe da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e gerente-executiva do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies), Marília Silva, explica que esse diferencial de desempenho entre o Estado e o país ocorreu por causa da maior participação das commodities da indústria de transformação. 

“Entre elas estão aço, celulose e rochas ornamentais, que na estrutura produtiva capixaba torna a dinâmica industrial mais atrelada ao comportamento do mercado externo. Em 2021, o cenário externo foi atrativo para as exportações desses produtos, o que impulsionou a produção do Espírito Santo”, elenca. 

De acordo com a presidente da Findes, Cris Samorini, o desempenho da produção industrial poderia ter sido melhor caso não houvesse a influência de fatores como: a escassez e o encarecimento de insumos, a alta do preço da eletricidade causada pela crise hídrica e a elevação dos juros.  

Para ela, alguns desses pontos – a exemplo da inflação e dos custos produtivos – permanecem como desafios para este ano.

“Além disso, o ano de 2022 iniciou com sinais de moderação do crescimento no mundo devido ao avanço da Ômicron. Mas, independentemente das incertezas que ainda enfrentamos, temos que destacar a capacidade que as indústrias do Estado vêm tendo de se reinventar, inovar e a busca por ser cada vez mais competitivas”, frisa Cris Samorini.

 

Indústria da Transformação teve bom desempenho 

No Espírito Santo, o crescimento da indústria foi puxado principalmente pela indústria de transformação (15,2%). Segundo a economista-chefe da Findes, Marília Silva, contribuíram para esse resultado a melhora da demanda e dos preços das commodities (metálicas e celulose), a retomada da economia mundial e o crescimento do setor da construção.  

“Vale ressaltar que esse bom desempenho da indústria de transformação no Estado refletiu, também, na geração de 8,8 mil novos empregos com carteira assinada e no valor exportado, que cresceu 86,8% no ano passado”, aponta Marília. 

Em 2021, houve crescimento em todas as atividades que compõem a indústria da transformação: metalurgia (24,1%); produtos de minerais não-metálicos (17,2%); celulose, papel e produtos de papel (13,8%); e produtos alimentícios (5,6%). 

Por outro lado, a retração da indústria extrativa exerceu uma espécie de freio sobre a indústria geral no Estado ao longo de 2021, caindo 11,5%.  

“Parte da queda na indústria extrativa foi decorrente da redução da produção de petróleo e gás natural causada pelo processo de declínio natural dos campos maduros do Espírito Santo. Outra parte pode ser explicada pela menor fabricação de minério de ferro sinterizado no Estado e pela parada da produção nas usinas capixabas de pelotização de Tubarão 1 e 2 para adequá-las à fabricação de briquetes de minério de ferro”, analisa a economista-chefe da Findes.   

Vale ressaltar que, apesar da queda da produção extrativa, o valor das exportações da indústria extrativa cresceu 142,6% em 2021, resultado puxado pelo aumento da cotação internacional das principais commodities do setor. 

Tanto a indústria capixaba quanto a nacional expandiram em 2021, mas terminaram o ano ainda abaixo do nível produtivo pré-pandemia (fevereiro de 2020).  

 

Indústria metalurgia cresceu 24,1% em 2021 | Foto: Pixabay

Produção do ES teve o 4º melhor resultado do país 

Quando comparamos dezembro de 2021 com o mês anterior (novembro), a produção industrial capixaba cresceu 4,6%, com alta de 5,5% na indústria de transformação e de 1,9% na extrativa.

Com o resultado positivo, o Espírito Santo teve o quarto melhor desempenho entre os estados pesquisados, ficando atrás apenas de Amazonas (14%), Goiás (8,8%) e Paraná (7,6%), e empatando com Mato Grosso (4,6%). 

 

Brasil cresceu 3,9% em 2021 

A produção industrial do Brasil cresceu 3,9% em 2021. De acordo com Marília Silva, esse resultado foi insuficiente para compensar a queda de 4,5% observada em 2020. “Mas vale ressaltar que a base de comparação esteve bastante deprimida no primeiro semestre de 2021, pois foi nesse período que a indústria sentiu os efeitos mais agudos da pandemia em 2020.” 

Na média do país, tanto a indústria de transformação (4,3%) quanto a extrativa (1,1%) aumentaram a sua produção em 2021.  

“O ano de 2021 fechou no positivo, mas foi volátil durante os meses. No primeiro semestre, a trajetória foi mais crescente, e o ganho acumulado chegou a ser de 13%. Mas, no segundo semestre, houve perda de fôlego e a produção teve sequência de quedas”, explica Bernardo Almeida, gerente da PIM-PF. 

 

Por Siumara Gonçalves, com informações do Ideies-Findes e do Portal de Notícias do IBGE 

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos