Produção física do Espírito Santo registra maior crescimento do país em agosto

A produção física da indústria capixaba registrou o maior crescimento do Brasil no mês de agosto, segundo o IBGE, com 7,5% de alta em relação a julho – melhor índice na série mensal desde setembro de 2016 (8,6%). No acumulado do ano, o Espírito Santo manteve o terceiro maior resultado do país, com 3,7% de alta na produção física – empatado com Santa Catarina e atrás apenas de Paraná (4,6%) e Pará (8,6%).

Dos cinco setores pesquisados, quatro tiveram resultados positivos, exceto o segmento de minerais não-metálicos (-1,6%). O mês teve destaque para a produção de minério de ferro, açúcar, carne bovina, e bobina a quente de aço, com acréscimo das indústrias de produtos alimentícios (25,1%), metalurgia (12,1%), extrativa (6,8%) e celulose (0,4%). Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, o resultado consolida a retomada gradual da economia capixaba.

“Estamos começando a recuperar as perdas de 2016, com indicadores positivos na geração de empregos, no faturamento das indústrias e no índice de confiança dos industriais. É possível traçar perspectivas otimistas, especialmente no setor de petróleo e gás, considerando as novas oportunidades que surgirão no Estado com o bom resultado do leilão da ANP realizado em setembro”, afirmou o presidente, que defendeu um crescimento de 4,5% para a indústria capixaba neste ano.

Durante a coletiva, também foram apresentados três novos produtos do Ideies: “Indústria em Números”, resumo mensal dos principais índices relacionados ao setor no Estado; “Fato Econômico Capixaba”, apresentação mensal breve de temas importantes para a indústria; e “Boletim Econômico Capixaba”, análise mais profunda da conjuntura econômica, com dados macroeconômicos.

 

Por: Rafael Porto

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo