O Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores completou 22 anos de atuação em 2019, sendo reconhecido como a mais importante e destacada ação do país para o desenvolvimento e qualificação de fornecedores locais de bens e serviços

Novas empresas capixabas foram certificadas, na última quinta-feira (12), pelo Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor). A solenidade aconteceu na Findes juntamente com o 1º Fórum Prodfor de Supply Chain.

Com o apoio da Findes e coordenação executiva do Instituto Euvaldo Lodi (IEL ES), em 2019, o programa completa 22 anos de atuação, sendo reconhecido como a mais importante e destacada ação do país para o desenvolvimento e qualificação de fornecedores locais de bens e serviços.

“Essa é uma grande mudança para os fornecedores que estavam aqui. Estamos trazendo conteúdo para elas, com as tendências do mercado, em um evento que pode trazer insights para a solucionar desafios da empresa. Além de ser mais uma oportunidade para que eles se aproximem das mantenedoras do Prodfor, possibilitando novos e bons negócios”, destacou o superintendente do IEL ES, Paulo Lacerda.

O Prodfor também é exemplo e referência para vários outros estados brasileiros que realizam ações semelhantes, sendo mantido pelas empresas: ArcelorMittal Brasil, Cesan, Chemtrade Brasil, EDP Espírito Santo, Estaleiro Jurong Aracruz, Petrobras, Samarco, Sebrae-ES, Suzano, Technip FMC e Vale.

“Pelas pesquisas que aplicamos, percebemos que o Prodfor organiza o sistema de gestão, melhora os resultados da empresa, preparando-as para fornecer não apenas para as mantenedoras do programa, mas também para outras”, afirma Lacerda.

O superintendente do IEL lembrou casos de empresas fornecedores certificados na primeira turma do Prodfor, realizada em 1998, hoje são grandes empresas atuantes fora do estado, como a Imetame e a Stel.

“Elas aproveitaram a oportunidade de organizar o seu sistema de gestão, com a metodologia do Prodfor, que é semelhante ao ISO 9001, para alavancar os seus resultados”, reforçou.

Ao todo, 18 empresas passaram pelo processo de auditoria e certificação, que é realizado de maneira totalmente digital. Além disso, a cerimônia reconheceu o fornecedor MV Gestão Integrada como destaque na Certificação no Sistema de Gestão da Qualidade e Fornecimento (SGQF) pelo melhor resultado da auditoria e o desempenho no desenvolvimento do sistema de gestão. Já o Fornecedor RRC Limpeza também foi reconhecido como a empresa que mais se destacou na manutenção do SGQF em 2019.

Fórum de Supply Chain

Essa foi a primeira vez que a solenidade de certificação do Prodfor foi realizada juntamente com um fórum de conteúdo, que contou com a parceria da escola de negócio da área de compras, supply e planejamento Live University INBRASC, de São Paulo.

O 1º Fórum de Supply Chain teve a palestra “Tecnologia e Integração da Cadeia de Valor/Supply Chain 4.0”, ministrada pelo mestre em administração de negócios, engenheiro industrial, consultor e professor em compras, logística e operações industriais da Live, Davi Carvalho.

Em seguida, o público pode conhecer o case de sucesso “A transformação na ArcelorMittal Brasil em compras quanto a metodologia, processos e aplicação de ferramentas, visando otimizar resultados”, apresentado pelo gerente de Suporte à Estratégia de Compras da AcelorMittal Brasil, Antônio Carlos Ramos e Silva. Por fim, foi realizada uma roda de debates sobre o tema.

Prodfor 2020

No próximo ano, a coordenação-geral do Prodfor será assumida por Cristiano Alexandre Riboli, gestor operacional de Gestão de Fornecedores e Contratos da EDP Espírito Santo. Segundo ele, os planos são de ampliação e intensificação da agenda de desenvolvimento dos fornecedores. Confira o áudio depoimento!

- Confira a lista de certificados:

– 2 M Soluções Ambientais

– Aravalvulas

– Construtec Engenharia

– Cook Alimentos

– Ecos Segurança Eletrônica

– Foco Ambiente

– M Locações

– MV Gestão Integrada

– Oliveira Materiais de Vedação

– Oxivit Comércio de Gases

– Pedra Branca Transportes

– Proativa Serviços Industriais

– R7 Tecnologia

– Sabor Vitória Alimentação

– Service Group

– Triângulo Tacógrafos

– Tungstek do Brasil

– Iuconecte

– MV Gestão Integrada LTDA ME

– RRC Limpeza e Manutenção Eirelli

É fornecedor? Clique aqui e fique por dentro do Prodfor!

Conheça os benefícios de participar do Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores e como se tornar uma empresa certificada.

Recertificação

Em agosto, o Prodfor entregou quase 50 selos de recertificação para empresas capixabas que fazem parte da cadeia de fornecedores de grandes plantas industriais do Espírito Santo. A cerimônia foi realizada durante a MEC Show. A recertificação foi concedida às prestadoras de serviços que mantiveram ou aperfeiçoaram seus sistemas de gestão entre 2018 e 2019.

Sobre o Prodfor

Desde sua primeira certificação em 1998, o objetivo do Prodfor é estabelecer e implementar um modo integrado para o desenvolvimento e qualificação dos fornecedores das principais empresas instaladas no Espírito Santo.

O Prodfor concede quatro certificações, especificadas a partir das necessidades das empresas mantenedoras. O Sistema de Gestão da Qualidade do Fornecedor (SGQF) é baseado na norma ISO 9001; o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), na ISO 14001; o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança (SGSS), na OHSAS 18001; e o Sistema de Gestão Financeira, Fiscal e Trabalhista (SGFFT) possui metodologia própria.

No último ano, o Prodfor obteve o reconhecimento de maior e melhor programa de certificação de fornecedores do Brasil, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria – CNI.

Por Fiorella Gomes

Imprimir