Primeira etapa de implantação do Pacto para o Desenvolvimento Regional é concluída

As 15 Diretorias Regionais que abrangem os 78 municípios receberam a proposta da Findes e acataram a sugestão

Finalizando a etapa de divulgação das 10 Medidas Contra a Burocracia, as Diretorias Regionais da Findes em Cariacica e Viana, Guaçuí e Santa Maria de Jetibá receberam nessa semana a proposta para adesão ao Pacto para o Desenvolvimento Regional, iniciativa capitaneada pelo Conselho de Desenvolvimento Regional (Conder) apresentada às 15 Diretorias Regionais. Com o objetivo de destravar o desenvolvimento econômico e melhorar o ambiente de negócios em todos os 78 municípios capixabas, o programa tem três etapas, com prazo de implantação até 2018.

“Em Cariacica já avançamos muito, principalmente na questão ambiental, mas é de nosso total interesse aderir às 10 Medidas propostas pela Findes, o que será um divisor de águas para o Espírito Santo. Vamos sair na frente para atrair empreendedores e estimular o desenvolvimento econômico e social das nossas cidades”, afirmou o prefeito de Cariacica Geraldo Luzia Júnior, o Juninho.

Na Regional de Guaçuí, que abrange oito municípios, o empresário Rodrigo Simões reforçou a importância de o licenciamento ambiental ser realizado pelo município. “É no município que a empresa está instalada, que é gerado emprego e todo o ciclo econômico começa. Portanto, nada mais justo do que trazer esses licenciamentos para perto. Conforme explicado pelo executivo do Conder, será uma licença autodeclaratória, todos as partes terão responsabilidade com o meio ambiente, mais isso será feito de forma clara, simples e, o mais importante, eficaz”, declarou.

Já em Santa Maria de Jetibá, o vice-presidente institucional da Findes, Fredy Berger, enfatizou a importância da adesão dos seis municípios à implantação das 10 Medidas. “A proposta do setor produtivo aos municípios e câmaras, apresentada nesta reunião, mostra a vontade do empresário de promover soluções para os entraves. Com as condicionantes de cada atividade, daremos maior eficácia aos processos, que antes eram avaliados morosamente em âmbito estadual, desestimulando os empreendedores locais”, comentou.

“Finalizamos essa primeira etapa de divulgação e envio de questionário para adesão ao Pacto para o Desenvolvimento Regional, por meio das 10 Medidas Contra a Burocracia, às 15 Diretorias da Findes em todo o Estado. Na próxima etapa, o Comitê Gestor do Conselho de Desenvolvimento Regional vai avaliar o questionário respondido por cada município e elaborar um diagnóstico da situação de cada secretaria, enviando documentos e subsídios, além das condicionantes das atividades econômicas, possibilitando dar mais agilidade ao processo. Após instalado e funcionando este novo sistema, vamos criar indicadores municipais que irão revelar a eficiência de cada município na liberação de projetos”, explicou o 1° vice-presidente da Findes e presidente do Conder, José Carlos Zanotelli. 

Posse na Diretoria Regional da Findes em Santa Maria de Jetibá e região

Nessa quinta-feira (21) foi empossado o vice-presidente institucional de Santa Maria de Jetibá e região, Fredy Berger, e o vice-presidente adjunto Valter Furlani. A Diretoria Regional da Findes em Santa Maria de Jetibá abrange também os municípios de Santa Teresa, Santa Leopoldina, Laranja da Terra, Itaguaçu e Itarana.

A posse contou com a presença do 1° vice-presidente da Findes e presidente do Conder, José Carlos Zanotelli, que ressaltou a pujança econômica e representativa da região. “Com uma população de cerca de 120 mil pessoas, em sua maioria imigrantes europeus, com forte vocação para o empreendedorismo e a produção industrial, a região possui 32,0% da representação da indústria nos postos de trabalho e gera R$ 1,9 bilhão ao Valor Adicionado do Espírito Santo. É uma localidade que tem muito a contribuir com a Federação das Indústrias. Vamos reunir o setor produtivo, formando um conselho consultivo, e mapear as demandas locais para melhorar ainda mais a ambiência de negócios nessa importante região capixaba” destacou Zanotelli.

 

 

Por: Milan Salviato

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17
25 de março de 2024
Findes fornece alimentos a voluntários e suporte elétrico a indústrias do Sul do ES 
23 de março de 2024
Indústria do Bem: Findes se mobiliza para ajudar municípios do Sul do ES