Posto de recarga de veículos elétricos é inaugurado em Guarapari

O posto forma a maior rede de estações de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo

 

Inauguração do eletroposto na cidade de Linhares

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai, e a distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo EDP, inauguram nesta terça-feira (10), o primeiro posto de recarga de veículos elétricos de Guarapari.

O ponto de recarga está instalado na avenida Pedro Ramos, no Parque da Areia Preta. O projeto, uma iniciativa inovadora, conta com um investimento de cerca de R$ 350 mil e contará com um total de sete postos em todo o Espírito Santo, formando a maior rede de estações de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo.

Além da Guarapari, as cidades de São Mateus e Nova Venécia também receberão estações de recarga de veículos elétricos até o final deste mês. Já os postos da Praia de Camburi, em Vitória, Venda Nova do Imigrante e Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, e Linhares, no Norte, já foram inaugurados e estão operando.

Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, a parceria está conectada ao futuro do Espírito Santo. “Estamos investindo em inovação e produtividade, observando as transformações no mundo. O novo ciclo de desenvolvimento do estado passa por uma nova forma de pensar as cidades e as indústrias. Os carros elétricos são uma realidade e a implantação de uma rede de recarga colocam o Espírito Santo mais uma vez em destaque no País”, argumenta.

Indutor de novas tecnologias no mercado, por meio da Educação e da Inovação, tornando a indústria mais competitiva, nesta parceria, o Senai tem o compromisso de de oferecer serviços educacionais e tecnológicos para o setor de energia. Entre eles, cursos sobre eficiência energética e energias renováveis. O objetivo é estimular o desenvolvimento da matriz energética capixaba e brasileira, segundo o diretor regional do Senai-ES, Mateus de Freitas. “Essa parceria com a EDP é justamente a indução de uma tecnologia, de um novo recurso disponibilizado para beneficiar a sociedade. O mercado de energia é extremamente importante, um mercado de futuro. E o Senai tem mão de obra preparada para desenvolver novas tecnologias para esse setor”, frisou.

O diretor da EDP, João Brito Martins, afirma que redes de eletropostos são uma tendência mundial e que essa iniciativa reafirma o compromisso da distribuidora com os capixabas. “A EDP é líder em inovação e sustentabilidade, sendo a mobilidade elétrica totalmente alinhada aos valores da Companhia. Sabemos que a mobilidade elétrica é uma área que vai crescer muito nos próximos anos”, destaca

Utilização

A unidade instalada no município permite o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga semi-rápida. Para se ter uma ideia, em apenas 1h30 é possível carregar 100% da bateria. Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.

Em todas as cidades, as estações de recarga serão instaladas em locais de livre acesso ao público, e seu uso não terá qualquer restrição ou limitação de data, dia da semana e horário. Para abastecer, bastará conectar o automóvel, elétrico ou híbrido, destravar o posto com o cartão próprio para o carregamento e iniciar as operações no painel do
carregador. Os proprietários de veículos interessados deverão realizar o cadastro no site www.edpsmart.com.br, preencher um formulário e aguardar o recebimento do cartão em sua residência.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamenta a possibilidade de livre negociação dos preços de recarga de veículos. No caso do corredor instalado por EDP e Findes, o uso será temporariamente gratuito. Custos e procedimentos ainda serão decididos pela EDP Smart, nova marca do Grupo EDP, que reúne todo o portfólio de serviços oferecidos pela Companhia para clientes empresariais e residenciais. A marca traz soluções integradas nas áreas de Comercialização no Mercado Livre, Comercialização Varejista, Eficiência Energética, Energia Solar, Mobilidade Elétrica e Serviços para o Consumidor Final.

Referência

Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

Líder em inovação no setor elétrico, a EDP foi pioneira do mercado brasileiro na criação de projetos nas áreas de redes inteligentes, robotização do trabalho e gestão da geração solar distribuída por meio da tecnologia blockchain, além de ter desenvolvido o primeiro laboratório de Smart Grids da América Latina.

Confira algumas vantagens de se utilizar o carro elétrico:

• O carro elétrico é seguro, confiável, tem baixo custo de manutenção e é mais durável;
• O motor é menor do que os carros convencionais, não emite ruído e nem gases poluentes;
• O desempenho é semelhante a um carro popular;
• Não consome energia enquanto está parado;
• Praticamente não é necessário fazer reposição de peças mecânicas, fazer regulagem do motor, etc.
• O custo de abastecimento dos carros elétricos, como referência, é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da EDP

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
28 de março de 2024
Informe Estratégico – ES de volta ao topo da logística portuária
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17