Passaporte Industrial será utilizado nas agências do Sine de todo o Estado

Parceria entre o Sistema Findes e Governo do Estado ampliará oportunidades para os trabalhadores das indústrias

Mais uma etapa do projeto Passaporte Industrial, desenvolvido pela Câmara Setorial das Indústrias de Base e Construção da Findes e coordenado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), foi cumprida nessa terça-feira (21), na sede da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em Vitória. Em reunião liderada pelo vice-presidente da Findes, Aristoteles Passos Costa Neto, e que contou com a participação do presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Haroldo Massa, e do superintendente do IEL-ES, Fábio Dias, foi apresentada ao subsecretário de Estado do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Alessandro Comper, a proposta de adoção do Passaporte Industrial pelas agências do Sine de todo o Estado.
Na ocasião, Aristoteles enfatizou a relevância do Passaporte Industrial para empresas e trabalhadores e as vantagens de a Setades aderir à iniciativa, desenvolvida pela Federação das Indústrias com o apoio das empresas Vale, Arcellor, Fibria e Samarco.

“É um projeto inovador e facilitador, tanto para o trabalhador, quanto para a empresa, pois garante maior agilidade no processo de contratação, certificando num só documento todas as qualificações do profissional e os exames médicos exigidos para a vaga de emprego. Nossa proposta para a Setades é que o Passaporte Industrial seja aceito nas agências do Sine, que tem como missão estreitar o relacionamento com empresários e assegurar o ingresso do cidadão no mercado de trabalho”, explicou.
Haroldo Massa também reforçou a adesão ao projeto para que se amplie o acesso de todos os trabalhadores ao mercado de trabalho. “Vivemos a angústia rotineira do trabalhador que, quando precisa da vaga de emprego, se depara com um processo de contratação e exames que é muito lento. Muitas vezes, ele amarga uma espera de meses para ser contratado. Com o Passaporte Industrial não haverá necessidade de repetição de determinados exames e treinamentos requeridos pelas empresas”, explicou.

Receptivo à proposta, o subsecretário Alessandro Comper já agendou um treinamento sobre o funcionamento do Passaporte Industrial para todos os coordenadores das agências do Sine.

“Uma joia nos foi apresentada nesta reunião. Estou muito satisfeito e honrado com o projeto. Poder contribuir para que ele avance e beneficie o maior número de trabalhadores, ainda mais neste período de grande desemprego, é de fato a missão da nossa secretaria. São mecanismos e ferramentas assim que ajudarão o trabalhador a se recolocar no mercado de trabalho”, complementou.

Entenda o que é o Passaporte Industrial

Desenvolvido pela Câmara Setorial das Indústrias de Base e Construção da Findes, a partir de uma demanda detectada pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), o Passaporte Industrial vai unificar 41 procedimentos médicos e dez treinamentos comuns às grandes plantas industriais do Estado: Vale, Arcellor, Fibria e Samarco. A ideia é implantar um procedimento comum visando à integração do trabalhador, diminuindo o tempo e o custo das contratações. Os dados estarão disponíveis em um banco de dados e serão sigilosos.

“Hoje, a média de liberação dos funcionários para início ao trabalho gira em torno de 30 a 45 dias corridos. Com a implantação do Passaporte Industrial, queremos reduzir esse prazo, com consequente redução de custos”, afirma o presidente da Câmara, Wilmar dos Santos Barroso Filho. Segundo ele, o projeto também é positivo para o trabalhador qualificado, pois seu cadastro estará disponível para todas as empresas interessadas. “O projeto não é discriminatório, ao contrário, é de qualificação, uma vez que vamos ampliar a base de trabalhadores cadastrados”, afirmou.

Por Milan Salviato

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos