Países adotam medidas contra crise: Findes cobra velocidade do poder público

O efeito do novo coronavírus sobre a economia mundial já levou, ao menos, 45 países a agir para tentar conter os impactos sobre o emprego e a renda da população. Levantamento feito pelo Findes/Ideies mostra que o Reino Unido, por exemplo, está adiando o próximo trimestre de pagamentos de IVA, o que equivale a injetar £ 30 bilhões na economia.

O Chile, suspendeu pagamentos mensais do imposto de renda corporativo pelos próximos três meses, o adiamento do pagamento do IVA pelos próximos 3 meses para todas as empresas com vendas inferiores a 350 mil UF e a antecipação da devolução de imposto de renda para pequenas e médias empresas (PME).

A preocupação nesses países, além da preservação da saúde da população com medidas de isolamento social, é que a redução da atividade econômica pode resultar em demissões em massa de trabalhadores, com queda na renda da população, na arrecadação de impostos e com severos impactos nas atividades empresariais.

“A Findes e o Fórum de Entidades e Federações do Estado fizeram uma série de pleitos ao governo e às prefeituras. Algumas foram atendidas, outras estão sendo analisadas. Mas precisamos de velocidade nas tomadas de decisão, para preservar os empregos e a atividade econômica”, disse Léo de Castro, presidente da Findes.

O economista chefe da Findes e diretor executivo do Ideies, Marcelo Santive, explica que medidas de emergências, que foram adotadas por outros países, por exemplo, também estão sendo pleiteadas pelos empresários locais. Segundo ele, tais medidas podem ser a solução para minimizar os impactos negativos.

O cardápio de medidas é variado e inclui tributação, crédito, subsídios temporários nos salários, entre outros pontos.  Confira abaixo o estudo preparado pelo Ideies. O material explica os pleitos do setor produtivo capixaba e as medidas adotadas ao redor do mundo e em outros Estado.

Clique aqui!

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17
25 de março de 2024
Findes fornece alimentos a voluntários e suporte elétrico a indústrias do Sul do ES 
23 de março de 2024
Indústria do Bem: Findes se mobiliza para ajudar municípios do Sul do ES