Outubro Rosa: Confira 9 dicas para prevenção ao câncer de mama

O mês de outubro é marcado pela Campanha Outubro Rosa, que alerta para a prevenção ao câncer de mama. Em grande parte dos casos, a doença pode ser detectada em fases iniciais, o que aumenta as chances de tratamento e cura. Não fumar, ter uma alimentação saudável, manter o peso equilibrado e amamentar são algumas das dicas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) para prevenção ao câncer de mama.

A médica Lais Coimbra Carvalho, especialista do Sesi Saúde, também orienta o autoexame como um dos principais cuidados que as pessoas devem tomar para prevenir a doença. Embora seja raro, homens também são acometidos pelo câncer de mama (sendo 1% do total de casos).

“É importante que as pessoas fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Quando a mulher, por exemplo, conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica. A detecção precoce do câncer de mama também pode ser feita pela mamografia”, destacou a médica.

De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis. “Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor” disse a médica.

Entre os principais fatores de risco estão o histórico de câncer de ovário e de mama na família, sobretudo em idade jovem. Segundo a doutora Lais, o câncer de mama não tem uma causa única. “A idade, fatores endócrinos e história reprodutiva, fatores comportamentais ou ambientais e fatores genéticos e hereditários podem aumentar o risco do desenvolvimento da doença” disse a médica. Ela ressaltou ainda que é importante procurar sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

 

Ação social

Em apoio ao Outubro Rosa, o Sistema Findes realizará neste mês uma série de ações para conscientização a respeito da importância do cuidado e prevenção ao câncer de mama. O Sesi Saúde vai promover uma ação social para a realização de exames gratuitos no dia 20 de outubro, de 8h às 17 horas, na praça dos Três Poderes em Santa Maria de Jetibá, Região Serrana do Estado. O evento será realizado em parceria com a Afecc – Hospital Santa Rita de Cássia.

A ação tem como objetivo ampliar o acesso ao exame preventivo. Para participar, as pessoas interessadas precisam apresentar um pedido médico válido. O evento é destinado a mulheres de baixa renda com idade acima de 50 anos. A organização prevê a realização de 40 exames na data do evento. Os exames serão realizados por profissional técnico especializado na área, na Unidade Móvel de Mamografia do Sesi Saúde, e laudados pelos médicos especialistas da Afecc.

Confira a lista completa com as dicas do Inca para prevenção ao câncer de mama:

Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.

A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer.

Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo. Cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e exercícios físicos.

A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.

O aleitamento materno é a primeira alimentação saudável. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de então, deve-se complementar a amamentação com outros alimentos saudáveis até os dois anos ou mais.

As alterações das células do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado e seguir as orientações médicas.

Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, desde 2014, a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos. A vacinação e o exame preventivo (Papanicolaou) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero. Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV. Em 2017, as meninas de 14 anos também foram incluídas. Além disso, o esquema vacinal do SUS foi ampliado para meninos de 11 a 14 anos.

Serviço

Ação social – Mamografia gratuita em Santa Maria de Jetibá

Quem pode participar: mulheres de baixa renda com idade acima de 50 anos. É preciso apresentar pedido médico válido.

Onde será realizado: Unidade Móvel de Mamografia do Sesi Saúde, na praça dos Três Poderes em Santa Maria de Jetibá, de 8h até às 17 horas.

Por Thaíssa Dilly

Fontes: especialista consultada e Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028