Alunos de todas as unidades de ensino do Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi ES) participaram, na semana passada, da Olimpíada Interna de Matemática. O evento explorou o movimento maker de ensino, que estimula o pensar produtivo em prol da criatividade, autonomia e da capacidade de resolver situações-problemas dos estudantes.
A olimpíada foi dividida em quatro níveis, onde participaram estudantes do 3º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. O evento ocorreu entre os dias 06 e 10 de agosto. A competição envolveu aulas diferenciadas com ênfase na educação maker, com jogos e criação de games interativos, envolvendo conceitos matemáticos. A novidade deste ano foi a participação dos estudantes do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental.
Segundo a responsável pelo evento, Bethsean Guerra Picinalli, a ideia é gerar um ambiente de competição saudável entre os alunos nas unidades da rede parecido com o que ocorre nas competições esportivas, tendo como resultado a melhoria e incentivo ao ensino da matemática. As atividades foram desenvolvidas de forma atrativas e com o máximo de possibilidades para que o aluno possa desenvolver o raciocínio e ampliar seu conhecimento lógico matemático.
“A grande importância dessa semana olímpica está em proporcionar um movimento de interação e troca de conhecimento entre os alunos da rede. O movimento maker transforma o aluno em protagonista do seu desenvolvimento. As atividades ampliam a capacidade dos alunos de solucionar problemas, trabalhar em equipe, a consciência de cidadania e responsabilidade, que são algumas habilidades e competências importantes para o século 21”, salientou.
Na última sexta-feira aconteceu a avaliação final do torneio, que teve três horas de duração. As premiações acontecem nesta semana e serão organizadas por cada unidade de ensino. Os alunos receberão medalhas de ouro, prata e bronze nos seus respectivos níveis.
Por Thaíssa Dilly