Novas leis de mineração no setor de rochas será tema de seminário em Vitória

O Sindirochas vai realizar no dia 22 de março o Seminário “Reflexos das novas leis de mineração no setor de rochas ornamentais, cal e calcários”. O evento surgiu como resultado das medidas provisórias apresentadas pelo Governo Federal que visavam a revitalização da mineração, no final do ano passado.

Destinado a mineradores, profissionais da categoria; professores e estudantes de cursos voltados para a mineração, o encontro acontecerá na Findes, em Vitória, e tem como objetivo tornar mais conhecidas as legislações recentes sobre mineração, proporcionar segurança e legalidade ao empreendedor minerário quando do uso e aplicação dessas leis e, também, esclarecer pontos que ainda suscitam dúvidas.

A programação conta com debate sobre a criação da ANM – Agência Nacional de Mineração, órgão que substituiu o DNPM e sobre a nova legislação referente à cobrança da CFEM – Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais. Para falar sobre esses assuntos foram convidados, respectivamente, o Diretor Geral da ANM – Agência Nacional de Mineração, Victor Hugo Froner Bicca; o consultor legislativo da câmara dos deputados, na área de minas e energia com foco em petróleo, gás natural, biocombustíveis e recursos minerais, Paulo Cesar Ribeiro Lima, e o chefe da divisão de procedimentos arrecadatórios da ANM, Virgílio Cézar de Macedo Matos.

 

Inscrições gratuitas

O seminário é uma realização do Sindirochas e conta com apoio da Abirochas, Sistema Findes, Sebrae, Cetemag, Centrorochas e Rochativa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site do Sindirochas: http://bit.ly/2Fh9qRk


Programação completa

08:30 – Credenciamento e Coffee-break

09:00 – Solenidade de Abertura

09:20 – Palestra – “A NOVA AGENCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO – ANM: OBJETIVOS E RESPONSABILIDADES”

Conferencista: Dr. Victor Hugo Froner Bicca – Diretor Geral da ANM – Agência Nacional de Mineração, órgão que substituiu o DNPM. Foi Servidor de carreira do DNPM desde 1984, é formado em Geologia pela Universidade UNISINOS, São Leopoldo/RS. Tem curso de Especialização em Ensino Superior de Geociências UNICAMP – Campinas/SP e Curso de Especialização em Educação e Meio Ambiente na Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC. Ocupou a Chefia do 11° Distrito do DNPM/SC e a Direção de Administração Geral do DNPM.

10:10 – Debate

10:30 – Palestra – “CONHECENDO A NOVA LEGISLAÇÃO SOBRE COBRANÇA DA CFEM”.

10:40 – Conferencista: Dr. Paulo Cesar Ribeiro Lima – Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, na área de minas e energia, com foco nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis e recursos minerais. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Cranfield – Inglaterra (1999). Trabalhou por 15 anos como Engenheiro Pesquisador na Petrobras, onde foi o primeiro colocado no curso de formação. Foi professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE.

11:00 – Conferencista:  Dr. Virgílio Cézar de Macedo Matos – Servidor da ANM, antigo DNPM, pertencente a Carreira de Especialista em Recursos Minerais na área de Auditoria Externa. Ocupa atualmente a chefia da Divisão de procedimentos Arrecadatórios da ANM, no Espírito Santo. Graduado em Ciências Contábeis pela UFES. Tem Pós-Graduação lato sensu em Contabilidade pela PUC/MG e Pós-Graduação lato sensu em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/RJ).

11:20 – Debate

11:40 – Encerramento

 

Serviço: Seminário “Reflexos das novas leis de mineração no setor de rochas ornamentais, cal e calcários”

Data: 22/03/18 (quinta-feira)

Local: 9º andar do Edifício Findes, em Vitória

Horário: a partir das 8h30

Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2Fh9qRk

Informações: 28 3521-6144 ou [email protected]

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos