MPT-ES e Sesi: evento vai debater a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência

A Conferência e Exposição acontecerá no Boulevard Shopping Vila Velha, entre 30/11 e 3/12

Quase 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de pessoas nesta condição. Ainda segundo o órgão, no Espírito Santo, são quase um milhão de habitantes com algum tipo de deficiência e em torno de 330 mil pessoas com deficiência severa.

A inclusão destas pessoas no mercado de trabalho é pauta do Reconecta, evento com programação diversificada sobre o tema, e que será realizado pelo Ministério público do Trabalho (MPT) com a parceria do Sesi/Senai e diversas entidades públicas e privadas. A conferência acontece entre os dias 3º de novembro e 3 de dezembro no Boulevard Shopping Vila Velha.

Na programação serão abordados os eixos trabalho e cidadania; cultural, social e para desporto; além de saúde, técnico, científico e acadêmico. O Reconecta é gratuito e estará aberto ao público das 10h às 22h, na sexta, no sábado e na segunda, e das 14h às 21h, no domingo. Serão mais de 40 horas de programação com o intuito de buscar soluções e políticas de integração, inclusão e acessibilidade.

Cadef

Durante o Reconecta será lançado o Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência do Estado do Espírito Santo (Cadef), que tem o apoio do Sesi e do Senai. A princípio, serão coletadas informações pessoais num estande exclusivo para o cadastramento. Em seguida, essas informações serão direcionadas para um banco de dados único, que permitirá a contínua inclusão e atualização das informações, o que vai facilitar a contratação de pessoas com deficiência por parte das empresas.

A partir da identificação desse segmento também haverá a possibilidade de planejamento e implementação de políticas públicas nas áreas do trabalho, da educação, da saúde, do lazer, do esporte e da cultura.

“A iniciativa facilitará a atuação do MP do Trabalho, pois, atualmente, uma das alegações recorrentes das empresas para não observância da cota diz respeito às dificuldades enfrentadas para localização e identificação de pessoas com deficiência interessadas, profissionais qualificados ou dados suficientes. O banco de dados auxiliará nossas ações civis públicas e os inquéritos cujas matérias estejam relacionadas à inclusão da pessoa com deficiência, proporcionando maior efetividade e permitindo o cumprimento da legislação pelas empresas”, comenta a procuradora do MPT Sueli Bessa.

Programação

[su_expand more_text=”Leia mais” less_text=”Leia menos”] A iniciativa terá uma programação diversificada, com palestras, exposições artísticas, apresentações culturais; apresentações de coral e atrações musicais; apresentações de teatro, dança e roda de capoeira; oficina de iniciação de libras; demonstração de cão-robô; workshops; atividades voltadas para crianças; espaço de beleza; apresentação de vídeos; e exposição de veículos adaptados. Segundo Sueli Bessa, “o Reconecta será um evento diferenciado, pois toda a programação foi construída com a participação efetiva dos parceiros e, acima de tudo, partindo-se da escuta das pessoas com deficiência, dos conselhos e das entidades que atuam em prol de observância dos direitos desse público”. No evento também acontecerá uma programação de forma simultânea e específica promovida pelos parceiros em seus estandes e pelo órgão ministerial, tais como: demonstração do PCD Legal, uma biblioteca virtual acessível do MPT; emissão de carteiras de identidade para pessoas com deficiência (em horários específicos), sob a supervisão da Polícia Técnica; e o Dia D, promovido pelo Ministério do Trabalho (MT), Sistema Nacional de Emprego (Sine), Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), momento no qual empresas estarão presentes para disponibilizar oportunidade de emprego. Além disso, os principais temas que serão abordados nas palestras dizem respeito a ações inclusivas; acessibilidade predial e como direito fundamental; reabilitação profissional e Benefício de Prestação Continuada (BPC), empreendedorismo; educação inclusiva, audiodescrição e vídeo em Libras; relatos e experiências sobre a importância do esporte para a inclusão na sociedade. Outros temas tratados serão: saúde e envelhecimento das pessoas com deficiência; qualidade de vida e mercado de trabalho; aspectos da Lei Brasileira de Inclusão; orientação e mobilidade; direitos da pessoa com deficiência de modo geral; implante coclear; atuação do MPT e do MT para a observância de cota prevista na Lei nº 8213/91. [/su_expand]

 

[su_box title=”Reconecta – Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade”]

  • Data: de 30/11 a 3/12. Sexta, sábado e segunda das 10h às 22h. Domingo das 14h às 21h
  • Local: Boulevard Shopping Vila Velha
  • Evento gratuito e aberto ao público [/su_box]

Com informações da Ascom do MPT.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
28 de março de 2024
Informe Estratégico – ES de volta ao topo da logística portuária
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17