Mais Negócios: Seminário sobre acordos e oportunidades comerciais

“A negociação de acordos comerciais é essencial para a recuperação da competitividade da indústria brasileira. Eles estabelecem condições para a liberação do comércio entre países e/ou blocos. Além de abertura de mercado, os acordos trazem as regras objetivas para reduzir os efeitos de barreiras não tarifárias, tornar mais rápido o processo de importar e exportar, fomentar investimentos, entre outros”, é o que afirmou o gerente de Negociações Internacionais da CNI, Fabrizio Panzini, em palestra promovida pelo Programa Mais Negócios.

Cerca de 30 empresários e gestores de 14 empresas capixabas se reuniram na última quarta-feira, na findes, para conhecerem orientações básicas e sugestões de ações para aproveitamentos dos acordos comerciais do Brasil. O objetivo do encontro foi de auxiliar as empresas brasileiras na compreensão desses acordos e seus benefícios para exportação e importação.

Em pauta, tópicos como os principais tipos de acordos e suas características, com quem se negocia e onde encontrar informações para acordos comerciais, o que são e para que servem as regras de origem; além de abordar quais são as oportunidades para as empresas do Espírito Santo.

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo