Mais de 1.300 indústrias serão beneficiadas com desobrigação de alvarás sanitário e ambiental na Serra

Medida que dispõe sobre aplicação da Lei Federal nº 13.874/19, a qual institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, irá melhorar o ambiente de negócios no município

A Prefeitura da Serra, cidade mais populosa e industrializada do Espírito Santo, é a primeira no estado a regulamentar a Resolução 51 do Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM), atendendo a Lei Federal nº 13.874/19 (conversão da Medida Provisória nº 881), que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica. O decreto publicado nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo irá melhorar o ambiente de negócios, desobrigando mais de 1.300 indústrias filiadas aos Sindicatos da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), de alvarás sanitário e ambiental.

O presidente em exercício da Findes, José Carlos Zanotelli, avalia que essas decisões possibilitam a abertura, renovação e formalização de centenas de empreendimentos, propiciando cidadania, empregos, melhorando a arrecadação e fomentando a economia no município. “O prefeito Audifax Barcelos entendeu o clamor dos empresários ao assinar esse dispositivo. Segmentos como confecções, padarias, tecnologia e informática, oficinas de reparação, pesca, massas e biscoitos e metal mecânica são exemplos de atividades beneficiadas com essa regulamentação”. Zanotelli salienta que as empresas continuam obrigadas a cumprir todas as legislações e serão fiscalizadas.

O texto do decreto ressalta o objetivo de contribuir para a desburocratização, simplificação e integração dos procedimentos para abertura, legalização e funcionamento de negócios no município da Serra, e ainda promover o desenvolvimento econômico de forma sustentável.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, José Eduardo Azevedo, ressalta que 287 atividades serão dispensadas de alvarás e licenças. “Estimamos que até o final do ano algo em torno de 1.600 empresas serão beneficiadas diretamente por esse decreto. Para o ano que vem esperamos cerca de 3.400, somando, até dezembro do ano que vem, mais ou menos 5 mil empresas que serão enquadradas diretamente nessa lei, por serem de baixo risco. Com a dispensa dos alvarás e da licença, essas empresas serão abertas mais rápido e com menor custo, o que vai criar um ambiente de negócios melhor para o município”.

Impacto para a indústria

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem do Estado do Espírito Santo (Sinrecicle), Humberto Ferreira Martins, a mudança vai ajudar muito na economia como um todo. “Acredito que com essa ação a Serra esteja abrindo a porta para que outros municípios também adotem a agora Lei da Liberdade Econômica o quanto antes. É preciso eliminar a papelada impulsionando o empreendedorismo e a inovação. Assim as empresas passam a se preocupar em emitir notas e cumprir as regras de sua atividade”, diz.

“Essa medida claramente visa a desburocratização do ambiente para o empreendedorismo. Os especialistas em economia estimam gerar 3,7 milhões de empregos em dez anos e até 7% de crescimento do PIB nacional. É dar oportunidade a quem não tem emprego de ser patrão”, pontua o presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES), Jackley Maifredo.

Já o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon), Paulo Baraona, avalia que o País precisa muito de ações que venham a diminuir a burocracia e a insegurança jurídica. “Todas as medidas adotadas pelos governos, sejam eles municipais, estaduais ou federal, que venham agilizar a tramitação dos negócios, criam um ambiente mais favorável, atraem mais empresas, e abrem novas oportunidades de contratação de mão de obra. Isso faz a economia girar de forma a beneficiar o desenvolvimento local”.

“Essa resolução é muito importante para desburocratizar novos investimentos, acelerar a implantação de novos empreendimentos e obras que impulsionam o desenvolvimento do setor de cimento e da construção civil como um todo. Vejo como um passo importante para um novo conceito de trabalho com menos burocracia e mais espaço para empreender”, comemora o presidente do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado do Espírito Santo (Sinprocim), Raphael Cássaro Machado.

O que diz a lei?

A Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, conversão da Medida Provisória nº 881, institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, que estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e disposições sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador.

Por Marcella Andrade

Conteúdos Relacionados

1 Response
  1. Edilson Celestino Ferreira

    Pararabéns Município da Serra, primeiro abrir as portas para novos empreendedores e diminuir a burocracias de centenas de empresas, já existentes. E seguir a política da desburocratização do Governo Federal. Serra, maior pólo da indústria do Espírito Santo.
    A Serra não pode continuar solteira… que, tal, o casamento com o Mestre Álvaro, formando: Município da Serra do Mestre Álvaro. Quem viver…verá!

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos