Linhares é o 22º município a aderir às “Dez Medidas Contra a Burocracia”

Linhares acaba de aderir ao documento que prevê ações para reduzir a burocracia dos licenciamentos ambientais

O município de Linhares assinou adesão às “Dez Medidas Contra a Burocracia” na tarde desta quinta-feira (18). A proposta, criada pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), traz sugestões de simplificação dos processos de licenciamento ambiental e de melhoria do ambiente de negócios.

A assinatura, realizada na Diretoria Regional da Findes Centro-Leste, foi prestigiada por lideranças industriais e políticas da região, além do governador em exercício, César Colnago, o senador Ricardo Ferraço, o prefeito e o vice-prefeito de Linhares, respectivamente, Guerino Zanon e Paulo Joaquim do Nascimento. O vice-presidente institucional da Findes na região, Elder Marin, elogiou a iniciativa.

“Linhares é a sede de nossa regional e serve como referência para as cidades do entorno. A adesão do município às ‘Dez Medidas’ vai estimular um debate qualificado na região sobre simplificação, melhoria do ambiente de negócios e desenvolvimento econômico. Queremos atrair novos investimentos e gerar oportunidades para a sociedade”, argumentou.

Até o momento, 22 municípios aderiram às medidas: Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Ibiraçu, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Pedro Canário, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana e Vila Velha.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, lembrou que a Prefeitura está implantando o “Licenciamento Ambiental Pleno” – modelo que permite fiscalizar, acompanhar e deferir pedidos sem aguardar parecer do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema). “O licenciamento é, atualmente, um dos grandes gargalos do desenvolvimento. A sociedade reconhece o impacto das ações humanas sobre o meio ambiente e cobra eficiência. O que fazemos é buscar celeridade e garantir que o aspecto econômico não seja prejudicado”, enfatizou.

Dez Medidas Contra a Burocracia
Dez Medidas Contra a Burocracia

Por: Rafael Porto

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17
25 de março de 2024
Findes fornece alimentos a voluntários e suporte elétrico a indústrias do Sul do ES 
23 de março de 2024
Indústria do Bem: Findes se mobiliza para ajudar municípios do Sul do ES