Líderes e executivos dos sindicatos empresariais capixabas debatem impactos da nova legislação trabalhista

Debater os impactos da Reforma Trabalhista sobre o ambiente de negócios. Esse foi o principal objetivo do 2º Diálogo da Rede Sindical da Indústria realizado no último dia 21 de agosto, em Brasília, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A Federação das Indústrias do Espírito Santos (Findes), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), transmitiu o encontro por videoconferência aos líderes e executivos dos sindicatos empresariais da indústria capixaba a partir de dois locais: do plenário do Edifício Findes, em Vitória, e da Diretoria Regional de Colatina.

Em Vitória, antes da transmissão, o 1º vice-presidente da Findes, José Carlos Zanotelli, falou com os empresários sobre a importância da discussão do assunto. “Precisamos pensar em um modelo de sustentabilidade para nossos sindicatos patronais. O encontro foi fundamental para que os nossos sindicatos, com a modernização das leis trabalhistas, busquem soluções junto às indústrias para vender serviços e cumprir o seu papel como representantes de várias empresas”, destacou.

“A reforma será sancionada em novembro e os sindicatos patronais precisam estar preparados e bem informados sobre as mudanças para orientar os empresários capixabas. E essa discussão é primordial”, disse o superintendente do IEL-ES, Paulo Lacerda.

O Diálogo foi estruturado em quatro momentos. Primeiramente, a gerente-executiva de Relações do Trabalho da CNI, Sylvia Lorena, abordou os impactos que a reforma deve gerar sobre o ambiente de negócios. No segundo momento, o presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho da CNI, Alexandre Furlan, fez um balanço dos avanços e desafios para a modernização trabalhista. Em seguida, a gerente-executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti, falou sobre a Rede Sindical da Indústria. Por fim, os três expositores responderam a perguntas dos participantes.

Para a CNI, a lei valoriza a negociação coletiva e prestigia o diálogo entre empresas e trabalhadores, que poderão encontrar soluções pactuadas para seu dia a dia, como já prevê a Constituição.

Rede Sindical da Indústria – A Rede Sindical da Indústria foi criada em 2015 para intensificar o alinhamento, a mobilização em torno de temas de interesse comum e a troca de informações entre as entidades que compõem o Sistema de Representação da Indústria – sindicatos, federações e CNI. Moderada pela CNI, a Rede conta atualmente com a participação ativa de 26 federações e de 699 líderes e executivos sindicais de 15 setores industriais. O primeiro Diálogo da Rede Sindical aconteceu em março e abordou perspectivas para a indústria em 2017.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência
19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal