“Legislação trabalhista precisa se adequar à realidade”, afirma juiz Marlos Augusto Melek

O juiz federal do Trabalho, Marlos Augusto Melek, um dos responsáveis pela elaboração do texto da reforma trabalhista (PLC 38/2017), esteve em Vitória nessa segunda-feira, dia 19 de junho, para ministrar a palestra “Trabalhista! E agora?” na sede da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes). No encontro, que teve a participação de lideranças empresariais e políticas do Estado, incluindo o relator da reforma no Senado, Ricardo Ferraço, o juiz pediu urgência nas mudanças da legislação trabalhista.

“Ter uma empresa hoje é como ter uma lancha: uma alegria quando compra, outra maior quando vende. Se nosso país aceitou democraticamente as ideias retrógradas e os erros que nos trouxeram até esse momento, é hora de abrir espaço, também democraticamente, para novas ideias que tirem o país desse buraco. A reforma trabalhista não é agenda de um Governo, passou a uma pauta de Estado, porque dela depende a sobrevivência das empresas”, pontuou.

O vice-presidente da Findes, Constantino Dadalto, enfatizou a importância da criação de mecanismos que protejam a geração de empregos no país. “Nossa legislação precisa dar garantias, segurança jurídica e proteção para os trabalhadores e para os empregadores. Se você protege o profissional, mas deixa vulnerável o empresário, quem vai gerar emprego? É preciso superar esses entraves para o crescimento, que atrasam o desenvolvimento do país, afastam os investidores e tiram o ânimo de quem empreende”, argumentou.

Melek trouxe números alarmantes sobre o volume de processos trabalhistas abertos no Brasil, o que classificou de “indústria da ação trabalhista” em operação no país. “A Justiça recebe três milhões de ações trabalhistas todos os anos, o maior volume registrado no mundo – muito superior ao registrado em países como Estados Unidos (75 mil). Nossa matéria-prima deve ser a realidade, não a teoria fria. É preciso adequar a legislação trabalhista à realidade, preservar direitos, mas reconhecer as responsabilidades de empregados e empregadores”, defendeu.

Por Rafael Porto

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos