Com um ano de existência, ModaLab cresce, conquista o mercado e vira Movimento

Auditório do ModaLab no Senai Araçás, em Vila Velha

O ModaLab cresceu e se tornou um Movimento. Com quase um ano de existência, ele atraiu diversos atores de diferentes segmentos da indústria e do mercado, e ganhou relevância no cenário capixaba. A edição 2019 foi lançada nesta quinta-feira (30), no Senai Araçás, em Vila Velha, com um público de cerca de 100 pessoas e talkshow da marca Borana. A ideia é que, neste ano, os eventos promovidos pelo Movimento, como palestras, workshops e rodas de conversa não fiquem concentrados apenas no Senai, mas também sejam realizados nos espaços dos parceiros da iniciativa.

“Esse Movimento é alinhado com o que temos feito na Findes: convergir esforços, alinhar todos os setores em prol de um desenvolvimento maior do Espírito Santo. Iniciativas que nascem neste formato têm tendência a trazer mais resultados, a impactar mais a sociedade e o ambiente econômico”, avaliou o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, durante o evento de lançamento.

Lançado em julho de 2018, o ModaLab foi inicialmente concebido para ser um programa de eventos com duração de seis semanas, mas ganhou força devido às suas raízes criativas e suas ações geradoras de conexões.

“Para nós, o ModaLab é a união de vários atores para potencializar o uso dessa nossa estrutura, das nossas entidades, e nossos equipamentos pelos empresários. Senai e Sesi estão de portas abertas, com a ajuda de parceiros, para atendermos a sociedade e o meio empresarial”, afirmou o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Mateus de Freitas.

Nascido de um setor de base criativa, a Indústria da Confecção e da Moda, o ModaLab se conecta a cada dia com outros setores e novos parceiros. Hoje, além do Senai, Sesi e do Sebrae, que apoia o ModaLab desde a primeira edição, aderiram a iniciativa o Senac, as faculdades UVV e Faesa e a escola técnica Vasco Coutinho; Sindicatos da Indústria e Câmaras Setoriais, empresas e empresários voluntários.

[su_carousel source=”media: 19069,19070,19071,19072,19073,19076,19075,19077,19074,19067,19066,19065,19063,19062,19061,19060,19059,19058,19057,19054″ limit=”16″ height=”400″ items=”1″ scroll=”2″ title=”no” speed=”700″]

Laboratórios abertos

“Trouxemos esses atores para atuar junto conosco no laboratório aberto de moda. Um espaço que criamos para que as empresas criassem seus produtos, tendo acesso a tecnologia de ponta”, frisou o gerente do Senai Araçás, Giovani Gujansky.

As palavras foram reforçadas pelo presidente Léo de Castro, que colocou o CentroModa do Senai e os laboratórios abertos do Senai e Sistema Findes à disposição das indústrias, dos empreendedores e estudantes.

“Os laboratórios abertos fazem com que as empresas têm acesso a tecnologia sem que cada uma tenha que investir na sua. É tudo compartilhado. Vivemos a economia do compartilhamento e o Senai dá uma ajuda importante para que esse setor tão relevante da nossa economia acesse tecnologia de ponta, se mantenha competitivo e se desenvolva cada mais.

Essa seria a terceira edição do ModaLab, sendo a segunda realizada no Senai Colatina no final do ano de 2018, onde também foi lançado um laboratório aberto de moda para atender o polo industrial de vestuário do Noroeste do Estado. Mas devido ao crescimento, tornou-se um movimento constante.

“O ModaLab tornou-se uma união de esforços e, por isso, um movimento. Arte, história, cultura, design e força de vontade de uma equipe muito boa. O Sebrae acredita nesse movimento e na indústria”, afirmou gerente da Unidade de Atendimento Setorial Indústria do Sebrae, Eduardo Simões.

[su_carousel source=”media: 19051,19050,19048,19049,19047,19046,19044,19045,19078,19079″ limit=”16″ height=”400″ items=”1″ scroll=”2″ title=”no” speed=”700″]

Talkshow e conceito

A programação de 2019 foi startada pelo talkshow com o empresário Jorge Aguiar e Patiara Aguiar, diretora criativa da Borana, que contaram sobre a trajetória da marca de beachwear, a experiência de empreender e de participar da semana de moda mais badalada da América Latina: a São Paulo Fashion Week (SPFW).

A Borana também realizou um desfile com as peças que atravessaram a passarela da SPFW, mostrando versatilidade, criatividade e ousadia. Todas as modelos eram alunas do Senai, da Faesa e do Vasco Coutinho, e foram maquiados por profissionais do Senac.

O público também pode conhecer a “Caixa de Ideias”, conceito criada pela curadora Rosa-Nina Liebermann para a temporada 2019, que representa as múltiplas vertentes que compõem o Movimento ModaLab. A cor “Coral Oriental” vem para trazer a ideia de união, o olhar em uma mesma direção, o encontro dos diferentes setores que se somam e criam a transversalidade do Movimento.

Por Fiorella Gomes

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência