Lançamento de selo e carimbo marcam as comemorações de 200 anos da Rota Imperial

O Instituto Rota Imperial e os Correios lançam, na próxima sexta-feira (16), o selo e o carimbo comemorativo de 200 anos da Rota Imperial. A solenidade vai acontecer às 18h30, durante a reunião do Conselho de Representantes da Findes, na sede da entidade.

Estarão presentes a deputada estadual Luzia Toledo, o diretor regional dos Correios, Fábio Vieira César, o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, o diretor para assuntos do Instituto Rota Imperial, Elias Carvalho Soares, e os diretores da Findes.

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, visa, dentre outras coisas, dar visibilidade ao Instituto Rota Imperial. “O lançamento do selo comemorativo da Rota Imperial dá visibilidade ao Instituto. Estamos fortalecendo a marca do IRI, organizando novas ações e pensando no desenvolvimento do interior do Estado”, disse.

O diretor para assuntos do IRI, Elias Carvalho Soares, acredita que o selo e o carimbo comemorativo são um marco importante para o Instituto. “Este selo é internacional. Então, de certa forma, irá ajudar o IRI a expandir suas fronteiras, além de ser um marco para o aniversário de 200 anos”, explica.

Novidade

Outra novidade que marca os 200 anos da Rota Imperial é a inclusão do município de Santa Teresa. O percurso oficial conta com 576 quilômetros de estrada, passando por 14 municípios capixabas e 17 mineiros. Mas, de acordo com Elias Soares, historiadores encontraram indícios de que haveria uma estrada semelhante na região de Santa Teresa, além de a cidade estar na vizinhança da Rota. “Santa Teresa é muito importante para o cenário turístico do Espírito Santo. Acreditamos que a inclusão vai fortalecer ainda mais a Rota Imperial”, completou Carvalho.

A Rota Imperial, ou Estrada São Pedro de Alcântara, foi criada em 1816 para transportar as riquezas do Brasil, fazendo a ligação entre as cidades de Ouro Preto (MG) e Vitória (ES). O caminho também foi percorrido por Dom Pedro II quando visitou Santa Leopoldina.

Por Evelyn Trindade

 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência
19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal