Senai-ES participa do 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

Representantes do setor produtivo, governos e academias poderão conhecer cases de sucesso das consultorias de produtividade do Senai-ES. Evento acontece nos dias 10 e 11 de junho, em São Paulo. As inscrições estão abertas e são gratuitas!

 

Vem aí o 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria! O evento acontece nos dia 10 e 11 de junho, no São Paulo Expo – Exhibition & Convention Center, e claro que o Senai-ES não iria ficar de fora dessa.

Parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento acontece a cada dois anos e, em 2019, o tema central será “o impacto da tecnologia no futuro”. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Clique aqui e faça a sua.

Nestes dois dias, representantes do setor produtivo, do governo, da academia, especialistas brasileiros e estrangeiros estarão reunidos no mesmo espaço para debater sobre tendências em inovação no Brasil e no exterior, como inteligência artificial, blockchain, o futuro do trabalho, dos alimentos, da energia e a questão de gênero na ciência.  

A expectativa é um público de 4 mil pessoas que contemplarão 28 painéis de debates, palestras e pitchs de inovação. Participam do evento 65 palestrantes de 12 países. Um espaço propício ao networking, a promoção da inovação empresarial e a propostas de aprimoramento das políticas públicas de inovação.

Senai-ES

O evento contará com um espaço do Senai, onde serão expostas experiências de indústria 4.0 e tecnologias produzidas nos institutos da entidade. Para esse espaço, o Senai-ES leva cases de sucesso de três empresas que participaram das consultorias de produtividade realizadas no nosso Instituto Senai de Tecnologia, localizado em Vitória.

“Participar de um evento da importância do Congresso de Inovação, apresentando um produto inovador e de muito valor agregado para a indústria brasileira, posiciona o Senai-ES como uma instituição que provém solução de tecnologia e inovação, e que pode contribuir muito com o aumento da competitividade da indústria capixaba”, ressaltou Edglei Marques, gerente de Tecnologia e Produtividade do Instituto Senai de Tecnologia (IST).

Além disso, será apresentado a versão digital do Lean Game, um jogo que permite o aprendizado de métodos e conceitos do lean manufacturing, que possibilitam o aumento da produtividade de uma empresa, de forma lúdica e divertida.

Ecossistema de Inovaçao

Antes da entrada no auditório, onde acontecerão os painéis, o público passará por um ecossistema de inovação. Nele estarão erguidos ambientes da CNI, do Sebrae, do Sesi, do Senai, além das atrações que vão ser apresentadas pelas empresas patrocinadoras e apoiadoras do Congresso.

Confira atrações

Entre os destaques que serão expostos está uma réplica em tamanho real do caça sueco Gripen E, da SAAB, modelo de 15 metros de comprimento por 8,6 metros de largura usado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os inscritos no evento poderão entrar na cabine da aeronave de 3 mil kg para conhecer o modelo e tirar fotos.

Serão expostas tecnologias e soluções da Totvs voltadas para a inteligência artificial e da Qualcomm sobre a quinta geração de sistema sem fio (5G). Também serão apresentadas inovações produzidas por empresas como a Basf, Nokia, Chemical Abstracts Service (CAS), Dassault Systèmes, além de soluções inovadoras do BNDES e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

No espaço da CNI, haverá exposição de tecnologias de empresas participantes do Programa Inova Talentos, no qual bolsistas são selecionados para atuar em projetos de pesquisa e desenvolvimento em empresas. Também haverá networking entre painelistas e convidados, além de workshops sobre evolução digital e ecossistemas de inovação.

No espaço do Sebrae, serão realizadas diversas ações de conexão, capacitação, inovação e tecnologia para grandes e pequenas empresas. Haverá destaque para a aproximação dos pequenos negócios e das grandes empresas, por meio do encadeamento produtivo, valorizando os benefícios da inovação para a economia e o setor produtivo. Serão realizados desafios entre empresas tradicionais e startups, contato com representantes de fundos de investimento e várias oficinas direcionadas à inovação nos pequenos negócios. O lançamento do estudo realizado pela ANPROTEC e SEBRAE sobre “Corporate Venture no Brasil – Co-inovando em rede” também terá destaque, assim como a recente aprovação da Lei Inova Simples e sua importância para o ecossistema.

No espaço do SENAI, serão expostas experiências de indústria 4.0, tecnologias produzidas nos institutos SENAI de Inovação e haverá apresentações de casos de sucessos de 40 empresas parceiras. No espaço do SESI, por sua vez, o destaque será a plataforma SESI Viva Mais, que organiza em ambiente digital único, dados e informações para apoiar ações de segurança e saúde no trabalho. Está prevista também a exposição de alguns sistemas adotados em centros de Inovação do SESI, que são unidades de pesquisa para melhorias no ambiente de trabalho.

Ao fim do primeiro dia do Congresso – 10/6 –, o São Paulo Expo será palco da entrega do Prêmio Nacional de Inovação, realizado pela CNI e o Sebrae. O objetivo da premiação é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de empresas em prol da agenda da inovação e gestão da inovação. Entre os 1.746 projetos inscritos, 54 finalistas concorrerão em quatro categorias a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital de Inovação da Indústria, além da participação em imersões internacionais em ecossistemas de inovação.

Por Fiorella Gomes

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo