Indústria capixaba cresce 5,8% em novembro, o melhor resultado do Brasil

A produção física da indústria no ES cresceu 5,8%, resultado muito acima da média nacional de 0,2%

Com o melhor resultado entre as 15 unidades da federação pesquisadas, a indústria capixaba cresceu 5,8%, entre outubro e novembro de 2017, resultado bem acima da média nacional, que cresceu 0,2%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM – PF), do IBGE, com análise do Ideies

Já no acumulado em 12 meses, de novembro de 2016 a novembro de 2017, o Espírito Santo apresentou o quinto melhor ganho no ritmo de crescimento da produção física industrial. O resultado se deve também à alta de 2,3% na PIM em novembro/17 frente ao resultado de 1,7% no mês de outubro/17. O resultado confirma a tendência de recuperação da indústria capixaba, observada durante todo o ano de 2017.

O acumulado do ano (janeiro a novembro) comparado com o mesmo período de 2016 registrou crescimento de 2,3%. Este avanço está associado ao comportamento positivo de quatro dos cinco setores analisados.

No grupo Produtos Alimentícios, a alta de 13,7% foi puxada principalmente por carnes de bovinos frescas ou refrigeradas, açúcar cristal, e massas alimentícias secas; já nas indústrias extrativas, a alta de 2,6% foi impulsionada pela produção de minérios de ferro pelotizados ou sintetizados. O setor de celulose, papel e produtos de papel acumulou crescimento de 1,5% e o de metalurgia, 0,7%. Apenas o setor de minerais não metálicos apresentou resultado negativo de -6,7% devido a menor produção de cimentos “Portland” e granitos talhado ou serrado.

Confira  a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física completa!

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos