Indústria apresenta agenda legislativa com propostas para o país voltar a crescer

Empresários capixabas, capitaneados pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), embarcam nesta terça-feira (02) para Brasília onde irão representar o Estado no lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2019, que será realizado no Congresso Nacional. A sessão tem início às 11h, no Plenário da Câmara dos Deputados.

Em sua 24ª edição, a Agenda Legislativa é o principal canal de interlocução da indústria brasileira com o Congresso Nacional e a sociedade civil. O documento lista as propostas de interesse de setor industrial em tramitação no Legislativo, oferece um resumo de cada projeto e apresenta a posição do segmento industrial quanto ao teor de cada matéria em tramitação no Congresso.

De acordo com o presidente da Findes, Léo de Castro, o momento é importante para a discussão dos rumos do desenvolvimento do País. “Mais do que nunca, é importante que empresários, governantes, parlamentares e a sociedade se mobilizem em torno de um projeto para o Brasil. Temos que encarar os problemas com firmeza, caminhar com as reformas de maneira urgente para construir um melhor ambiente de negócios, que possibilite a realização de investimentos e a geração de empregos, ao mesmo tempo que apontamos caminhos para o nosso país e para as futuras gerações”, avaliou.

Castro lembrou que a Findes tem trabalhado em uma agenda específica, voltada para o desenvolvimento do Estado, junto à bancada federal capixaba. “Temos debatido com nossos parlamentares algumas iniciativas fundamentais como o aumento da competitividade do gás natural; projetos de infraestrutura rodoferroviária, portuária e aeroportuária; lei da micro e pequenas empresas; entre outros. A ideia é deixar claros os pontos que necessitam atuação e acompanhamento por parte dos nossos representantes, estabelecendo ações que promovam o crescimento socioeconômico capixaba”, destacou.

Agenda da Indústria Capixaba para os Poderes Executivo e Legislativo foi apresentada aos parlamentares do Estado em fevereiro.

Exposição

Também no Congresso será realizada a abertura da exposição Sesi/Senai “Pelo Futuro do Trabalho”, no Salão Negro do Congresso Nacional. A mostra será oficialmente aberta após o lançamento da Agenda Legislativa e os visitantes, servidores e parlamentares poderão conhecer produtos inovadores desenvolvidos em escolas e centros tecnológicos do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As instituições, que foram decisivas na industrialização do Brasil nos anos 1940, têm agora o desafio de formar os profissionais que vão inserir o país na Indústria 4.0.

A mostra ficará no espaço até o dia 12 de Abril.

Pauta Mínima da Agenda Legislativa da Indústria 2019

  • Nova Previdência (PEC 6/2019)
  • Desconsideração da Personalidade Jurídica (PL 3401/2008)
  • Protocolo ao Acordo de Madri (PDC 860/2017)
  • Reforma Tributária (PEC 293/2004)
  • Direitos e Garantias do Contribuinte (PLS-C 298/2011)
  • Exclusão de Vedações à Compensação de Créditos Tributários (PLS 405/2018)
  • Competência para Embargar ou Interditar Estabelecimentos (PL 6897/2013)
  • Regulamentação de Normas de Segurança e Saúde no Trabalho (PLS 539/2018)
  • Dupla Visita nas Fiscalizações do Trabalho (PL 6713/2016)
  • Trabalhadores Expatriados (PLS 138/2017)
  • Marco Legal das Agências Reguladoras (PLS 52/2013)
  • Concessões de geração e distribuição de energia elétrica (PLS 232/2016)
  • Marco Legal do Saneamento (MP 868/2018)
  • Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 3729/2004)

Serviço

Evento: Lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2019 e Exposição Sesi Senai Pelo Futuro do Trabalho
Data e horário: terça-feira, 2 de abril, às 11h
Local: Plenário da Câmara dos Deputados e Salão Negro do Congresso Nacional

Por Vagner Bissoli

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028