Índice de confiança cresce 5,7 pontos em novembro e traz otimismo


O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Espírito Santo atingiu 65,5 pontos em novembro de 2019, com alta de 5,7 pontos em relação a outubro. Esse resultado interrompe duas quedas consecutivas do indicador. O índice cresceu 1,7 ponto frente a novembro de 2018, retratando confiança por parte do empresário industrial capixaba.

Para o ICEI do Brasil, houve uma ampliação de 3,2 pontos entre outubro e novembro de 2019, alcançando 62,5 pontos. O ICEI nacional apresenta trajetória de aumento desde junho de 2019, mas está 0,7 ponto abaixo do registrado no mesmo mês do ano anterior.

Segundo a Confederação Nacional da Industria (CNI), o aumento da confiança estimula a recuperação da economia brasileira à medida que impulsiona o aumento da produção e a retomada do investimento.

Para a Findes, o grande ponto a ressaltar é a expectativa positiva deste resultado para a economia brasileira. “O fato de o Governo Federal ter consolidado a Reforma da Previdência e ter avançado na realização de uma reforma administrativa e tributária têm animado o setor empresarial que vê seriedade na condução econômica do país. Precisamos reduzir os custos da máquina pública, desburocratizar os processos e aumentar a segurança jurídica”, destacou o presidente da federação, Léo de Castro.

Confira o estudo na íntegra!

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo