IEL avança com o Passaporte Industrial: em 2019, mais de 60 empresas aderiram ao benefício

Quer diminuir os custos e agilizar os processos de contratação de sua empresa? Procure o IEL. A equipe da entidade vai lhe apresentar o Passaporte Industrial. O documento unifica 41 procedimentos médicos e dez treinamentos comuns às grandes plantas industriais do ES, promovendo a integração do trabalhador e diminuindo o tempo e os custos das contratações. Os dados ficam disponíveis em um banco de dados e são sigilosos. A iniciativa é da Câmara Setorial das Indústrias de Base e Construção da Findes e coordenado pelo IEL-ES.

Com o Passaporte Industrial, é possível reduzir a média de tempo de liberação de funcionários para o início dos trabalhos, que gira em torno de 20 a 30 dias, já que os trabalhadores que possuem o Passaporte Industrial não precisam realizar treinamentos e procedimentos médicos desnecessariamente. Duas modalidades de empresas podem fazer a adesão: empresas contratadas ou credenciadas.

As contratadas são aquelas empresas terceirizadas dos grandes complexos industriais. Assim que aderirem ao passaporte recebem treinamento no uso da ferramenta, login e senha para cadastrarem os documentos legais da empresa e dos seus trabalhadores. A outra forma é como empresa credenciada, que são empresas que prestam serviços de treinamento e exames médicos para as empresas contratadas. É preciso que a empresa obedeça a uma série de requisitos para que possa ser credenciada no Passaporte. Isto garantirá a qualidade na prestação dos serviços de treinamento, na elaboração dos documentos legais, dos exames médicos e emissão dos Atestados de Saúde Ocupacional (ASO).

O Passaporte Industrial foi lançado em novembro de 2013, mas até agosto de 2017 foram realizados os alinhamentos de treinamentos e de exames necessários aos empregados das empresas contratadas, as articulações com o Governo do Estado para disponibilização das agências do SINE, o estabelecimento da governança com a participação da Superintendência Regional do Trabalho, bem como o desenvolvimento do sistema informatizado para fazer a gestão do Passaporte Industrial. O início das operações do Passaporte Industrial aconteceu em novembro de 2017 com duas empresas contratadas. Em 2018, haviam 38 e, no fim de 2019, 68 empresas já estavam sendo contratadas.

IEL. Findes.
Passaporte Industrial
(27) 3334-5977

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo