Ideies comemora 47 anos de relevantes contribuições para o desenvolvimento do Estado

O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) celebra, hoje (31), seus 47 anos. Nesse período, a entidade ampliou e adequou a sua missão ao crescimento do Estado. Em 2017 a nova gestão da Findes reposicionou o Instituto como departamento econômico e estudos foram desenvolvidos com base em posicionamentos estratégicos e foco no fortalecimento da indústria capixaba, oferecendo produtos que diagnosticam o status e as tendências de diversos segmentos da economia. Somente no ano passado, o Ideies lançou 23 produtos.

“O Ideies foi criado no início da década de 70, com a vocação de tratar especificamente da área de planejamento e estudos econômicos para o desenvolvimento da economia do Estado. O Instituto vem então suprir uma necessidade por análises técnicas e científicas da economia do Espírito Santo, com o objetivo de servir tanto para o empresariado quanto para a sociedade capixaba. Comum a todas as instituições, o Ideies passou por ciclos de gestão. E, recentemente, esse aspecto original é retomado com a nova administração, que reformula o Ideies para atuar com excelência em análises econômicas e análises socioeconômicas, além de gerar uma área de inteligência específica para tentar resolver problemas que afetam a economia industrial do Estado”, explicou Marcelo Saintive, diretor executivo do Ideies.

Como resultado de quase cinco décadas de estudos e trabalho, o Ideies conquistou a credibilidade e confiança do mercado capixaba por meio de sua equipe técnica composta por profissionais qualificados e divididos, estrategicamente, em gerências específicas, responsáveis pela produção de conteúdo rico em dados e análises.

Segundo Saintive, novos estudos serão lançados ainda neste semestre sobre diferentes áreas temáticas, como comércio exterior, produtividade capixaba e e demanda hídrica. O Anuário do Petróleo e o Relatório Setores Portadores de Futuro (Indústria 2035), por exemplo, estão em fase de finalização e serão lançados nos próximos meses.

“Nós já fizemos uma apresentação no Fórum do IEL sobre esse estudo da produtividade capixaba, e que, a meu ver, é um estudo inédito no Espírito Santo. Isso porque nunca ninguém falou tão detalhadamente sobre a produtividade da economia capixaba. Como este estudo, temos outras análises de altíssimo nível para serem lançadas sobre diversos assuntos que impactam a economia capixaba. Também vamos lançar a 2ª Fase do Portal do Observatório da Indústria. O nosso time de pesquisadores e economistas atuam diariamente para ajudar a entender os rumos da economia do Espírito Santo”, ressaltou Saintive.

 

Estudos e áreas temáticas

Atualmente, as pesquisas e estudos desenvolvidos permeiam as áreas de ambiente de negócios, estudos econômicos, sociais, entre outros temas. O Ideies é dividido em Observatório do Ambiente de Negócios, que produz indicadores, estudos e análises dos fatores que afetam o ambiente de negócios no Estado; Estudos Econômicos, publicações de inteligência competitiva voltadas para o fortalecimento do setor e aumento da produtividade e competitividade; e Observatório da Indústria, ferramenta estratégica que reúne as principais informações, dados e análises da indústria capixaba.

“O Ideies ocupa um lugar de fundamental importância para a economia e a indústria capixabas. Sua produção técnica e analítica acerca dos eventos passados e atuais, além da sua capacidade prospectiva, cobre com informações e conhecimento o desenvolvimento do Espírito Santo. Tenho enorme satisfação em fazer parte dessa instituição e colaborar para a melhoria do ambiente de negócios para o setor produtivo no Espírito Santo”, disse Aline Elisa Cotta d´Avila, gerente do Observatório de Ambiente de Negócios.

Já a Gerência de Estudos Econômicos é formada por uma equipe motivada com os temas que impactam a economia capixaba e brasileira. A principal atividade dos economistas é analisar dados e indicadores e produzir estudos voltados para os interesses da sociedade e da indústria capixaba.

“Entre os nossos principais produtos, destacamos o Panorama da Indústria do Espírito Santo, o Boletim Econômico Capixaba e o Fato Econômico Capixaba, esses dois últimos de periodicidade mensal e que trazem o estudo de temas importantes, tanto para os empresários como para os colaboradores do Sistema Findes”, destacou Silvia Varejão, gerente de Estudos Econômicos do Ideies.

Para a analista de Estudos e Pesquisas do Ideies, Taís Regina da Silva Ferreira, “o nível de conhecimento e preparo da equipe é muito grande. O entrosamento e a recepção é excelente. Os trabalhos desenvolvidos acrescentam sempre um nível excepcional de conhecimento. Nesses seis primeiros meses de trabalho, já obtive uma experiência incrível. É excelente trabalhar junto da equipe do Ideies”.

O Observatório da Indústria é composto por uma equipe multidisciplinar responsável por diversos produtos, como o Indústria Capixaba em Números, as notas conjunturais, as pesquisas primárias, as pesquisas CNI, a análise do Compete, o Informativo Sindical, as apresentações e os estudos específico.

“Esse leque de produtos revela uma equipe versátil, motivada e capaz de propor produtos e soluções para diferentes cenários e públicos. Nossa gerência é responsável por um dos projetos prioritários da nova gestão, o Observatório da Indústria, uma plataforma digital de fácil manipulação com dados e informações sociais, econômicos e regionais voltados aos mais diferentes públicos; empresários, sindicatos, sociedade civil, academia, entre outros”, afirmou Marília Silva, gerente do Observatório da Indústria.

 

Nossa história

O Ideies foi criado em agosto de 1971 para atuar na análise econômica do Espírito Santo e, consequentemente, dar o suporte à Federação das Indústrias do Espírito Santo nas propostas de desenvolvimento estratégico do Estado. Como não poderia deixar de ser, ao longo de sua história, ocorreram períodos mais intensos de atuação para essa vocação.

O ano 2000 marcou a integração do Ideies com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/ES), apoiando o desenvolvimento socioeconômico do setor produtivo. Seis anos depois, o Ideies é reformulado a fim de aprimorar as suas ações na defesa de interesses e no aumento da competitividade do setor industrial capixaba. A reformulação resultou em novas ações voltadas para o apoio às Câmaras Setoriais das Indústrias e aos Conselhos Temáticos da Findes.

A Economia Criativa se tornou destaque para o Instituto em 2014, quando o Ideies iniciou análises e estudos com o intuito de apoiar e fomentar os setores criativos. Com o objetivo de dar suporte e atender às necessidades das indústrias capixabas, o Ideies realizou em 2017 uma profunda reestruturação e passou então a atuar em três importantes e estratégicas frentes de trabalho: Observatório do Ambiente de Negócio, Estudos Econômicos e Observatório da Indústria.

 

Por Thaíssa Dilly

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028