Alunos do Senai Aracruz participam de competição de inovação em Brasília

Em 30 horas, eles têm que elaborar e desenvolver soluções para problemas apresentados por quatro grandes empresas usando conceitos de inovação aberta, criatividade, empreendedorismo e redes colaborativas

 

Pensar e desenvolver quatro soluções inovadoras e completamente diferentes uma da outra para atender as demandas de quatro grandes empresas. Isso em apenas 30 horas. Esse é o desafio aceito pela equipe do Senai Aracruz, que participa do Grand Prix de Inovação, na Olimpíada do Conhecimento 2018.

A partir desta quinta-feira (05), os alunos Arthur Gonçalvez Nunes e Emanuelly Cao Favarato, do curso técnico em Eletrotécnica; e Fábio Queiroz Pessanha e Maria Clara Severino da Silva, do curso técnico em Mecânica, estarão distribuídos em equipes, em um total de oito, que contam com estudantes do Senai de todo o país para proporem soluções inovadoras para as empresas Fiat Chrysler Automobiles (FCA), siderúrgica Gerdau, Ambev e Dessault Systèms como explica o professor instrutor, Patrick Cunha Peluchi.

“Eles ficarão imergidos em umas salas, no estilo aquário, até domingo. O desenvolvimento de ideias têm algumas etapas. Eles têm que desenvolver a ferramenta business em modo canvas, tem que desenvolver um piti de dois minutos para defender a ideia deles e a parte de prototipação, ou seja, eles vão apresentar um material físico para cada ideia criada para cada uma solução, um total de quatro”, revelou.

Durante dois dias, os estudantes participaram de preparatórias para a competição, com palestras e miniworkshops, como prototipagem rápida e uma conversa com representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB). Ainda participaram de dinâmicas com prototipagens rápidas e aprenderam a usar ferramentas do Google Education.

À montadora Fiat Chrysler Automobiles (FCA), os grupos terão de propor um novo modelo de negócio para comercialização dos veículos novos, atendimento no pós-vendas e experiência do consumidor. Para a siderúrgica Gerdau, os participantes devem apresentar respostas de como melhorar a comunicação com os colaboradores em temas de saúde, segurança e meio ambiente.
Já a Ambev propôs o aumento e a medição do engajamento dos funcionários nos assuntos relacionados à sua saúde. E a empresa de softwares Dassault Systèmes pediu para que os competidores apresentem soluções de como otimizar sistemas de transportes para deficientes físicos levando em consideração peso, custo e mobilidade.

Expectativas

Embora os próximos três dias sejam de muito trabalho, a equipe do Senai Aracruz está bastante animada e cheia de expectativas positivas, como bem mostra Mariah Clara Severino da Silva, 18 anos.

“Estamos todos muito ansiosos e animados, com grandes perspectivas de inovação. Nos preparamos muito para esse desafio. Vindo para cá, conhecemos e aprendemos muita coisa, abre-se um leque de novidades e informações. É uma oportunidade única de desenvolvermos ideias interessantes”, afirmou.

Emanuelly Cao Favarato, 17 anos, não esperava participar do Grand Prix. Ela veio no lugar de uma colega que não poderia comparecer ao evento, mas está super animada com a oportunidade.

“Eu sou um caso à parte. A menina da minha escola que foi selecionada não pode vir. E, aí, os professores me indicaram e somente isso já tinha me deixado muito feliz. Eu brinco que minha expectativa é não passar vergonha”, divertiu-se.

Primeira vez em uma competição nacional, ela destaca o aprendizado adquirido com a interação que está tendo com estudantes de outros estados brasileiros. “Só de ter vindo até aqui nós ganhamos muito, já aprendemos tanta coisa legal, interagimos com outros alunos. No meu grupo tem pessoas da Paraíba, do Piauí, de Goiás. Quando eu ia pensar em conviver com pessoas de tantos lugares, tão diferentes de mim? E a proposta do Grand Prix é essa. É o aprendizado conjunto, a diversão. Ganhar é uma consequência”, afirma.

Fábio Queiroz Pessanha, 17 anos, destaca que participar de uma Olimpíada do Conhecimento e de um desafio como o proposto pelo Grand Prix é uma “ótima oportunidade” para quem se prepara para o mercado de trabalho industrial.

“Para nós que estudamos para entrar no mundo da indústria, lidar com os problemas e desafios enfrentados por quem já está inserido nesse universo é importante para já nos prepararmos para lidar com todas essas situações. Eu fiquei muito feliz quando fui selecionado por conta do conhecimento e aprendizado que iria adquirir aqui”, frisou.

Essa também é a primeira vez de Arthur Gonçalvez Nunes, 19 anos em uma competição nacional. Até então, a experiência que ele tinha era de uma participação em um desafio estadual. Ele destaca os benefícios pessoais e profissionais que uma oportunidade dessa proporciona.

“Eu sempre gostei de participar dessas atividades que o Senai proporciona. Para mim é sempre bom ter a oportunidade de se desenvolver e adquirir uma nova experiência. Uma competição dessas faz a gente crescer tanto pessoalmente quanto profissional, o aprendizado que vamos adquirir aqui, será levado para a vida. Estou muito ansioso porque estamos em grupos com pessoas de diferentes áreas, vamos poder aprender muito com eles e também ensinar. Quero absorver o máximo de conhecimento possível”, destacou.

Além da troca de experiências, os alunos do Senai Aracruz estão tendo a oportunidade de ter uma vivência em tudo que diz respeito à indústria 4.0 e suas demandas.

    • Confira fotos da Olimpíada do Conhecimento 2018

Olimpíada do Conhecimento 2018

Premiação

O resultado do Grand Prix sai no domingo (08) e a equipe vencedora ganhará uma viagem de três dias para um polo de inovação, que será revelado no dia da premiação. A segunda posição receberá um curso de até R$ 2 mil para cada um dos componentes do grupo. Os que ficarem em terceiro lugar poderão escolher qualquer curso de formação no valor de até R$ 1 mil.

Por Fiorella Gomes

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos
11 de abril de 2024
Empresários conhecem detalhes sobre os decretos de logística reversa no ES