Gestão e Indústria 4.0 são destaques em evento para empresários na Serra

O município de Serra tem PIB de R$ 17,8 bilhões, conta com 122 mil trabalhadores formais, que recebem em média R$ 2,33 mil por mês. Os dados, importantes para o poder público definir suas políticas e para quem é empresário ou pretende empreender traçar estratégias de negócios, são do Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Na próxima quarta-feira, 10 de abril, o presidente da Findes, Léo de Castro, fará apresentação no Café com Negócios da Associação dos Empresários da Serra, trazendo essas e muitas outras informações relevantes para o universo empresarial. O evento acontece às 8h, no Centro de Eventos Stefen, na Serra.

Também estão na pauta o modelo de governança e gestão adotado pela Federação e como ela tem atuado na luta contra a burocracia, na busca por inovação e produtividade, e em muitas outras frentes importantes para melhorar o ambiente de negócios no Estado.

Indústria 4.0

Na outra parte do evento, o professor da Ufes e vice-presidente da Findes, Luciano Raizer, falará sobre Indústria 4.0. Ele mostrará resultados de sua pesquisa com análises comparativas das indústrias capixaba e alemã em relação ao nível de maturidade, e mostrará possibilidades de caminhos na transição do modelo convencional para o modelo 4.0.

O método foi desenvolvido durante o programa de pós-doutorado que Raizer realizou na Alemanha, no Instituto Fraunhofer, berço e referência da indústria 4.0 no mundo.

O Senai foi parceiro da Ufes na iniciativa que tem como objetivo promover a atualização de conteúdo dos cursos para preparar os alunos para as novas realidades do mercado de trabalho.

Estima-se que a Indústria 4.0 ampliará em 150 bilhões de euros a economia Alemã e deverá ampliar em 6% a geração de emprego. Um dos objetivos do estudo é conectar o Brasil e o Espírito Santo a essa nova dinâmica de mundo, que se torna cada dia mais digital.

O trabalho também prevê a elaboração de guias para auxiliar as empresas na transição e incorporação de tecnologias do modelo 4.0 (49 indústrias já foram envolvidas). O portfólio de produtos e serviços do Senai também será adequado e cerca 50 dos seus professores e consultores receberão capacitação.

Essas e outras entregas devem acontecer até setembro de 2019, como prevê o plano de trabalho do acordo de cooperação.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos