Fórum de Petróleo e Gás desenvolve ações na Mec Show

O Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G), coordenado pela Findes por meio do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), participou da Mec Show apoiando a realização da II Conferência e Encontro de Negócios do Setor de Petróleo do Sul e Sudeste do Brasil – Petrosul, na qual foram debatidos investimentos, regulamentações e oportunidades para o setor offshore no país para os próximos anos. O encontro contou com a presença de autoridades do setor, como o superintendente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Marcelo Castilho, de representantes da Petrobras e da Shell.

Em parceria com o Sebrae, o fórum apresentou as 10 demandas por produtos e serviços tecnológicos das empresas Petrobras (UO-ES e Centro de Pesquisas e Desenvolvimento – Cenpes) e Prysmian, a serem desenvolvidos por fornecedores locais nos próximos anos. Das 43 empresas participantes, 12 manifestaram interesse em desenvolver algum projeto.

Confira as oportunidades apresentadas:

Prysmian
Engates rápidos para mangueiras de alta pressão para cabos umbilicais para aplicação em águas profundas.

UO-ES/Petrobras
Revestimentos internos não metálicos especiais.
Sistema auxiliar à limpeza interna de equipamentos e tubulações.
Módulo-dispositivo com eletrônica para checar alinhamento e excentricidades de haste para bombeio mecânico (BM).

Cenpes
Perfuração com Circulação Reversa.
Transdutor ótico para pressão e temperatura em poços.
Sistema para desobstrução de linhas.
PIG multidiâmetro.
Utilização de aeronaves remotamente controladas.
Unidade compacta para intervenção em poços.

Showroom e encontro de negócios

Os visitantes da feira também conferiram um showroom com seis produtos que estão em processo de desenvolvimento por empresas locais para os mercados nacional e internacional de petróleo e gás, sendo um deles já comercializado e cinco que serão inseridos no mercado ainda este ano. No espaço havia também um protótipo de uma unidade de bombeio mecânico, desenvolvido pelos alunos do Senai no Laboratório de Prototipagem da entidade.

Em parceria com o Sebrae, o fórum tornou possível ainda a realização de um encontro de negócios com a participação de quatro compradores internacionais – UK-Dit (Reino Unido), Departamento de Energia de Nova Escócia (Canadá), Estaleiro Jurong e Acipet (Colômbia) e Gapp (Argentina) -, seis compradores locais – B-Port, BR Distribuidora, Petrobras, Prysmian, Forship e Estaleiro Jurong — e 70 fornecedores do Espírito Santo.

 

Por Evelyn Trindade

 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência