Findes lança Conselho de Interação Universidade e Indústria

Com o objetivo de aproximar os empresários do meio acadêmico e a produção das faculdades às demandas empresariais, um novo conselho temático está sendo criado na Findes. É o Conselho Temático de Interação Universidade e Indústria, que pretende entre outros resultados aprimorar a formação de profissionais para a inovação e produtividade. A informação é do superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), Paulo Lacerda, que tem trazido ao estado estudos e propostas elaboradas por grupos de trabalho da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Um dos desafios do grupo de trabalho criado pela Mobilização é propor e acompanhar propostas de modernização dos currículos dos cursos de engenharia no Brasil. “As alterações já foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), e as universidades têm até 3 anos para promover essa modernização nos currículos”, informa Lacerda.

Na última reunião de conselho de representantes da Findes, que aconteceu no dia 16 de janeiro, os executivos, diretores e o presidente da Federação, Léo de Castro, aprovaram as ações do novo conselho propostas para 2020. “O próximo passo é realizar a primeira reunião do próprio conselho temático, que será formado por representantes das indústria, das instituições de ensino e por entidades de classe. Aguardamos também a confirmação do empresário que irá presidir o conselho”, informa Lacerda.

Conheça as ações do novo conselho propostas para 2020

  • Participação empresarial na definição dos projetos pedagógicos dos cursos
  • Disciplina com base em demandas empresariais
  • Competições baseadas em demandas empresariais
  • Ações de empreendedorismo industrial
  • Acesso à infraestrutura empresarial
  • Tempo da empresa investido em alunos
  • Investimento empresarial em infraestrutura universitário
  • Apoio e participação das empresas em eventos universitários
  • Concessão de bolsas e premiações pelas empresas, disseminação do uso da plataforma do Prêmio IEL de Estágio e concurso de TCC’s.

Por Carol Veiga
Foto: Divulgação

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo