Findes une forças para auxiliar em entraves da Eco 101

O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Léo de Castro, reuniu-se com o diretor superintendente da concessionária Eco101, Jeancarlo Mezzomo, na última sexta-feira (02), para identificar de que forma a federação pode ajudar a minimizar os gargalos nas obras da concessionária. No encontro foram pontuadas também as dificuldades e dúvidas de empresários do setor industrial. “Nossa pauta é clara: queremos mapear onde exatamente estão os problemas que atrapalham o andamento das obras e oferecer o nosso apoio para desenrolar o processo. É agenda prioritária da indústria que as estradas do Espírito Santo, que escoam os nossos produtos para todas as partes do país, estejam em condições adequadas o quanto antes”, ressalta Léo de Castro.

Em discussão, trechos prioritários ao Sul e ao Norte do estado. No que diz respeito ao trajeto na BR 101, de Viana a Guarapari, 30km devem ser entregues até dezembro deste ano, segundo Mezzomo. “Para o trecho seguinte, até Anchieta, a previsão é de que consigamos entregar até 2021. Dali até Cachoeiro, queremos começar a obra em março de 2020, que deve ir até dezembro de 2025”.

A área entre Iconha e Rio Novo pode enfrentar dificuldades para o início dos trabalhos. “A região de Capim Angola é um ponto crítico por causa das desapropriações e reintegrações que terão que ser feitas. Enquanto as desapropriações cabem à concessionária, as reintegrações são de responsabilidade do município. Precisamos trabalhar juntos para minimizar o problema”, relata o superintendente.

Em Sooretama, ao Norte, está um dos maiores desafios. A dificuldade com a liberação do licenciamento ambiental da área impede que qualquer movimentação da concessionária seja iniciada. Mezzomo explica que, em todo o país, são 42 pontos com a mesma situação de Sooretama, que tem uma reserva no meio do trecho de concessão. “Não se pode avançar com a obra”.

“Vamos nos articular para ajudar nos desafios da concessionária. Participaremos de uma reunião na próxima terça-feira (06) com a ANTT, quando vamos cobrar a revisão do Plano de Revisão Quinquenal da Eco 101. Também vamos agir junto à Bancada Federal para buscar, junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), uma resposta sobre o licenciamento em Sooretama”, adianta o executivo do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Findes, Romeu Rodrigues.

Revisão do contrato

Amanhã (06), o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Findes, Wilmar dos Santos Barroso Filho, participa de reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, com a presença do superintendente da concessionária Eco101. Na pauta, a revisão do Contrato Quinquenal com o cronograma das obras da ECO 101 para os próximos anos, as questões sobre licenciamento ambiental e os trechos prioritários para o setor industrial (Serra-Fundão; Iconha-Rio Novo).

Conteúdos Relacionados

1 Response
  1. Luiz Rigoni

    A força Política do Sul ES está pechando pra lá. Que façam para o Norte logo da Serra até João Neiva ou o povo vaiquebrar os pedágios e exigir a devolução do que pagou.

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência
19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal