Findes participa de balanço de ações ambientais da Vale

A Federação das Indústrias do ES participou nesta sexta-feira (06) do balanço sobre as ações de controle ambiental da Vale, na sede da mineradora, em Jardim Camburi, Vitória. A Vale concluiu o fechamento de duas áreas de armazenamento e movimentação de materiais, como parte de seu Plano Diretor Ambiental.  A empresa fará investimentos de R$ 1,27 bilhão até 2023, para reduzir as emissões difusas de poeira em até 93%, em relação a 2010. Participaram da solenidade o presidente da Findes, Léo de Castro, o superintendente do IEL, Paulo Lacerda, o governador Renato Casagrande e o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo.

O presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, reiterou o compromisso da empresa com a comunidade e com o atendimento às famílias das vítimas de Brumadinho. As intervenções que totalizam investimentos de R$ 1,27 bilhão atendem às recomendações do Plano de Metas da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb), do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, previstos no Termo de Compromisso Ambiental.

Léo de Castro destacou a importância do diálogo e da agilidade nos órgãos ambientais: “A mediação dos conflitos e o diálogo entre setor produtivo, órgãos de controle e poder público são o caminho mais eficiente para superar as questões ambientais. Além disso, os órgãos ambientais precisam estar bem capacitados, do ponto de vista tecnológico e de pessoal, para responder com a devida celeridade às demandas de licenciamento, de modo a viabilizar os investimentos”.

O fechamento do pátio de insumos da Usina 8 da Vale, como parte de seu Plano Diretor Ambiental, foi concluído em novembro. Com 8 mil metros quadrados, o espaço armazena materiais usados na produção de pelotas, como calcário e carvão. Outra área enclausurada é o píer de carvão do Terminal de Praia Mole, por onde é desembarcado o produto. Dessa forma, todos os píeres de embarque e desembarque da Unidade de Tubarão foram enclausuradas.

*Foto por Ademir Ribeiro

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo