Findes implementa infraestrutura de TI hiperconvergente da Nutanix

Com isso, todo o ambiente computacional da instituição foi integrado a uma taxa de processamento muito mais rápida.

Foto: Divulgação.

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Serviço Social da Indústria (Sesi ES) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai ES), conseguiram transformar seu ambiente de infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), que anteriormente era executado com quatro fornecedores diferentes, em uma única infraestrutura hiperconvergente fornecida pela Nutanix, que atua em computação em nuvem corporativa.

A reestruturação foi executada em conjunto com a integradora de soluções TechChannel, que é pioneira em projetos de consolidação de datacenters no Sistema S com a solução hiperconvergente.  Com isso, foi possível migrar todas as cargas de trabalho de 1600 usuários sem que eles percebessem nenhuma mudança em andamento ou tivessem impacto no desempenho de suas tarefas diárias.

“Trocamos as turbinas da aeronave durante o voo”, diz Bruno Maffra, gerente de TI da Findes, lembrando que houve uma migração de 800 caixas de correio, algumas delas com até 25Gb, sem perder o conteúdo ou causar tempo de inatividade. “O usuário dormiu usando o sistema antigo e acordou no serviço de email atual”, acrescenta.

A operação foi pioneira no país devido às peculiaridades de seus padrões de arquivos e ocorreu em lotes em que as caixas foram baixadas e processadas no próprio sistema da Nutanix, que converteu os arquivos. Além disso, quando o Nutanix Hypervisor Acropolis foi implantado, levou apenas um dia para começar a rodar, enquanto a equipe técnica teve uma curva de aprendizado simultânea.

 

Benefícios

Todo o ambiente computacional foi integrado a uma taxa de processamento mais rápida. Como resultado, as soluções Nutanix proporcionaram alta densidade de processamento, memória e armazenamento. Os provisionamentos de TI da Findes que levaram mais de três horas, agora são realizados em segundos com apenas alguns cliques. Assim, com tudo em um único ambiente, a equipe de TI tem tempo para explorar novas possibilidades. No momento, eles implementaram uma solução de 4 nós, mas a ideia é dobrar no próximo ano. “O melhor benefício foi o desempenho e a velocidade para fornecer novas soluções de qualidade e gerenciar todo o ambiente em um só lugar”, diz Maffra.

“A Nutanix encontrou no Findes um parceiro-cliente. Nos vemos como parte de algo maior que a Federação está trazendo para o Estado, isto é, o desenvolvimento através da transformação digital. Não é apenas a entrega de equipamentos, a Findes sabe que eles podem contar conosco para apoiar seu crescimento e criar simplicidade para tarefas que antes eram complicadas”, diz Leonel Oliveira, gerente nacional da Nutanix Brasil.

 

* Com informações da assessoria da Nutanix.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos