Findes e EDP promovem evento para discutir eficiência energética

[su_carousel source=”media: 7603,7604,7605,7606,7607,7608,7609″ width=”840″ height=”440″ items=”1″ title=”no” speed=”700″]

Na tarde desta quinta-feira (24) aconteceu o “Seminário de Mercado Livre, Energia Fotovoltaica e Eficiência Energética”, evento foi realizado no plenário da Findes e reuniu empresários do setor para discutir novas formas de se produzir e reduzir custos com energia elétrica. O evento foi uma parceria da Findes, por meio do Conselho Temático de Infraestrutura e Energia (Coinfra), em parceria com a EDP.

Pedro Kurbhi, Diretor de Comercialização da EDP, falou sobre a importância da livre comercialização de energia para a competitividade das indústrias. “O Mercado Livre surgiu pela demanda das empresas conseguirem negociar sua produção de energia elétrica. É fundamental para um mercado cada vez mais competitivo que as empresas consigam comprar energia elétrica com preços que possam ser livremente negociados”, explica.

O Diretor também anunciou que a EDP vai abrir um edital para projetos que visem melhorar o uso das fontes de energia. Serão investidos até 60 milhões de rais para financiar as propostas selecionadas. A previsão é de que o edital seja aberto no final de maio e os projetos deverão ser validados também pelo Senai ES.

Na ocasião, o Gerente de Produtividade do Senai, Álvaro Diaz, apresentou cases desenvolvidos pelo Senai-ES em eficiência energética, a partir de consultorias e estudos realizados pela instituição.

Álvaro contou como estudos simples, que exigem baixo investimento, podem obter resultados significativos. “Tudo começa pela análise tarifária, talvez essa análise seja uma das coisas mais baratas que uma empresa pode fazer. Pois não envolve nenhum investimento, apenas o estudo a ser feito, e pode resolver um problema e gerar economia”, explica o especialista.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17
25 de março de 2024
Findes fornece alimentos a voluntários e suporte elétrico a indústrias do Sul do ES