Findes apoia programa para estimular exportações

O governo do Estado e a Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações, lançaram nesta quinta-feira (06) o novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), em solenidade no Palácio Anchieta, com a presença de autoridades públicas, empresários e representantes do setor produtivo. A Federação das Indústrias do Espírito Santo participou do encontro e manifestou apoio à iniciativa.

O Peiex tem o objetivo de preparar as empresas brasileiras para começar a exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, com a orientação de profissionais especialistas em comércio exterior. (Veja no final como participar)

O núcleo operacional do Peiex já está operando em Vitória, mas as empresas capixabas podem contar também com o apoio de outros dois polos de atendimento: em Linhares, com foco no atendimento a empresas localizadas na região norte do Estado; e em Cachoeiro de Itapemirim, voltado às empresas da região sul. O programa é um serviço totalmente gratuito e oferece atendimento customizado in loco, participação em oficinas de qualificação e rodadas de negócios.

“Vejo que os empresários que estão aqui fazem parte daquele grupo que em vez de chorar, prefere vender lenço. É a turma que está buscando romper fronteiras, buscando novas oportunidades. Precisamos todos, como sociedade, pensar além das fronteiras, que só existem para a gente estudar geografia. A Findes está aqui para dar todo o apoio necessário para as empresas, para ajudar na capacitação, no acesso ao crédito, no diálogo com os poderes. Podem contar com a gente para ajudar no que for possível”, afirmou o presidente da Findes, Léo de Castro.

O governador Renato Casagrande destacou o histórico exportador do Espírito Santo: “Os programas são instrumentos importantes em nossa ação estratégica de governo. O Estado é o mais bem organizado do país e, com a retomada da economia, na qual acreditamos, precisamos estar preparados para ampliar as ações e ser cada vez mais competitivos. O comércio exterior sempre foi uma grande oportunidade para os capixabas. Temos uma economia muito aberta em comparação a outros Estados”.

O primeiro ciclo do Peiex foi realizado entre 2015 e 2018 e foram capacitadas 146 empresas. “Nesta nova etapa, com a distribuição dos novos polos de atendimento, a Apex-Brasil ampliará sua abrangência de atuação para novos municípios, contribuindo com o fortalecimento da capacidade econômica do Estado”, afirmou o presidente da Apex-Brasil, Sérgio Segovia. Ele destacou ainda que 44% das empresas atendidas são micro e pequenas empresas.

A expectativa é que o programa no Espírito Santo qualifique, em um período de 24 meses, 200 empresas para atuarem de forma competitiva no mercado externo. O programa visa a atender empresas brasileiras não exportadoras ou iniciantes que atuam nos diversos setores da economia. A equipe de extensionistas da Fapes, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação, também parceira do programa, já iniciou atendimento a empresas de rochas, celulose, máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas, cosméticos, madeira e móveis e têxtil e moda. Outros setores poderão aderir.

De acordo com levantamento realizado pelo núcleo do Peiex, empresas do setor de bebidas, alimentos e agronegócios representam 51% do total de adesões ao programa. Na sequência, aparecem os empreendimentos do setor de moda, com 14%. Negócios na área da construção e cosméticos representam 7% e 6% do total de adesões, respectivamente. No levantamento regional, a área metropolitana lidera o total de atendimentos realizados pelo Peiex, com 54%. A região norte representou 24% e a região sul 21%.

Inscreva-se!

Podem participar do programa empresas de qualquer porte instaladas no Espírito Santo (exceto Micro Empreendedor Individual), que tenham produtos ou serviços exportáveis e com valor agregado, capacidade para atender o mercado externo e que se comprometam em atender as etapas do projeto.

Os interessados devem baixar a Ficha de Inscrição (Clique Aqui). Em seguida, devem preencher a ficha e enviar para o e-mail [email protected].

Por Andre Hees

 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos
11 de abril de 2024
Empresários conhecem detalhes sobre os decretos de logística reversa no ES